domingo, 14 de julho de 2013

HISTÓRIA DA CIDADE DE FLORESTA/PE.




Floresta é um município brasileiro do estado de Pernambuco, distante 433 km da capital, Recife. Localiza-se a uma latitude 08º36'04" sul e a uma longitude 38º34'07" oeste, estando a uma altitude de 316 metros. Sua população estimada em 2011 era de 29.635 habitantes. O município é constituído de 3 distritos: Floresta (sede), Airi e Nazaré do Pico.

História

A região era primitivamente ocupada por uma aldeia indígena, catequizada pelas primeiras missões dos jesuítas e capuchinhos franceses. Floresta teve início no século XVIII nas fazendas Curralinho e Paus Pretos, mas foi na Fazenda Grande, à margem direita do Rio Pajeú, que teve início a povoação de Floresta. Na segunda metade do século XVIII, a fazenda servia de curral temporário para o gado que vinha da Bahia abastecer os engenhos de açúcar pernambucanos.

Em torno do oratório particular, erguido em 1777, que viria a ser depois a capela do Bom Jesus dos Aflitos, surgiu o povoado de Fazenda Grande. Os proprietários da Fazenda Grande, e sua esposa D. Joana de Souza Silveira, doaram suas terras ao Bom Jesus dos Aflitos, em 1778, no cartório de notas da Fazenda Riacho do Navio. A proximidade com os Rios Pajeú, São Francisco e o Riacho do Navio aliada ao espírito de cristandade atraíram o povo para o local. Em poucos anos, o povoado de Fazenda Grande foi elevado à categoria de Vila em 31 de março de 1846, por meio de projeto que se tornou Lei Provincial n° 153, apresentado pelo representante de Flores, município também banhado pelo Rio Pajeú, do qual foi desmembrado.

Em 1849, como sanção por sua participação ativa na Revolução Praieira, a Vila da Floresta foi incorporada ao povoado de Tacaratu, contudo, em 1864, o Termo da Comarca foi restaurado.

Ainda como vila, e com o advento de República, Floresta teve como o primeiro prefeito o Tenente-coronel Fausto Serafim de Souza Ferraz, que assumiu em 1892. Em 20 de junho de 1907, através de Lei estadual n°867, foi elevada à categoria de cidade. Após quatro dias foi criada a "Sociedade Progressista Arborizadora" pelos florestanos João Gomes Barbosa e Alfredo Barros, tendo sido Joao Gomes Barbosa identificado por Álvaro Ferraz em seu livro comemorativo do cinquentenario da cidade como o Pai dos Tamarindos.

Em 1897 foi construída a Igreja Matriz, onde hoje é a Catedral do Bom Jesus, e para lá foi transferida a imagem do Padroeiro, ficando a igreja primitiva, monumento de História e de Fé, sob o patrocínio de Nª Srª do Rosário. Floresta foi sede da Primeira Diocese do Sertão Nordestino, criada em 1910 compunha-se de 18 paróquias: Exu, Ouricuri, Petrolina, Granito, Leopoldina (atual Parnamirim), Salgueiro, Boa Vista, Cabrobó, Belém do São Francisco, Floresta, Vila Bela (atual Serra Talhada), Belmonte, São José do Egito, Triunfo, Flores, Afogados da Ingazeira, Alagoa de Baixo (atual Sertânia) e Tacaratu. o 1° bispado sertanejo, foi exercido por D. Augusto Álvaro da Silva (Cardeal Primaz da Bahia) de 29 de novembro de 1911 a 8 de setembro de 1915.O município de Floresta figura prominentemente no Estado de Pernambuco pela sua lideranca no tamanho de seu rebanho de caprinos e ovinos (um dos maiores do País). Floresta também e um dos maiores produtores de tomate, melancia.
Fonte: Wikipédia.

 

 


5 comentários:

  1. claudio,
    boa noite!

    você poderia me auxiliar, vi uma entrevista com um artesao que faz peças em couro de bode da zonavrural de floresta. senhor joão filho alves. queria fazer uma encomenda pra ele de uma sandalia tradicional em couro de bode preta. você o conhece?
    cordialmente,
    ana francisca

    ResponderExcluir
  2. Recentemente visitei floresta e me apaixonei vi uma cidade muito bonita.hoje estou planejando sair de sao paulo de mudança para floresta

    ResponderExcluir
  3. Oi Cláudio.Tudo bem? Poste mAis fotos da cidade para eu conhecer.Pontos turísticos.Atividade econômica.

    ResponderExcluir
  4. Na area de turismo, o que podemos encontrar na cidade?

    ResponderExcluir
  5. Vim de Recife morar em floresta, cidade linda! Limpa organizada, que precisa ser mais explorada ter faculdades, passeios turísticos, construção de shoppings, precisa d maiores investimentos.

    ResponderExcluir