sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

LITERATURA: PAULISTA, UMA CIDADE FASCINANTE!


Crônica por: Lucélia Gomes

Era ainda menina, quando cheguei à cidade do Paulista. De cara ela me acolheu. Dela fiz morada, finquei raízes e estacas, alarguei as tendas das amizades, e cheia de energia corria pelas campinas, abraçando as árvores, banhando-me nos mares, rios, e cachoeiras, pegando água doce, nas cacimbas, sentia o ar puro das matas, o cheiro dos eucaliptos, ouvia o repicar dos sinos das igrejas, e o apito das fábricas no final do dia, não faz muito tempo. 


A cidade foi crescendo, cedendo ao encanto do modernismo, nos ritmos acelerados do desenvolvimento urbano, abrindo estradas, cavando alicerces, construindo casas, viadutos, revitalizando ruas e praças, mobilizando vidas. E nas fachadas das casas antigas, deu lugar aos prédios , e a rotina do comércio , multiplicando o fluxo de pedestres, descentralizando tudo. Criando novos espaços em outros bairros, gerando lucros para Cidade. E deixando para trás o antigo pólo industrial, e a fase dos Ilustres Coronéis, de tão importante legado. Uma nova Paulista surge mais universalizada e competitiva. E como um divisor de águas, as instalações de instituições universitárias, elevando o nível e a cultura atreladas, fortalecendo as conquistas, propiciando uma série de valores antes negados aos proletários .


A política deixou marcas, cicatrizes profundas, ações degeneradas. Na corrida pelo poder, ocuparam cargos, cumpriram mandatos, todos deram um pouco de si, fizeram algo pela cidade. Mas, simplesmente passaram.... 


Por outro lado, a história vivenciou seus fatos, revelou o potencial de mercado. E a Cidade dormitório, hoje, concentra uma densa expansão populacional, e personalidades artísticas culturais, até os imortais da literatura fazem parte do cotidiano que a fulgura. Embora, alguns , pessimistas, insistam e torçam ao contrário, só apontando os erros do passado, ou mesmo as falhas atuais. Têm quem prefira elevar o nome da Cidade, expondo o que ela tem de melhor. E com olhar visionário, apresenta o cenário espetacular investindo na imagem. 


E assim; vejo a minha Cidade, a que escolhi para amar. Paulista, cresci, formei laços, constitui família. E quantos também foram agregados por ela, engrossando as fileiras das bases, dos que bebem da mesma fonte, dos que amam cada canto dessa fascinante Cidade!

Um comentário: