segunda-feira, 2 de março de 2015

TRÂNSITO É LENTO NO CENTRO DO RIO APÓS INAUGURAÇÃO DO TÚNEL 450 ANOS


Trânsito era tranquilo para quem saía do Centro.
Região funciona pela primeira vez após inauguração do Túnel 450 anos.

Do G1 no Rio

O trânsito era lento para quem chegava ao Centro do Rio, nesta segunda-feira (2), no primeiro dia últil após a inauguração do Túnel 450 anos. Porém, a movimentação de veículos que saiam do Centro do Rio era tranquila, conforme previsto pela Prefeitura.



De acordo com o diretor de operações da CET-Rio, Joaquim Diniz, a chegada na região podia ser complicada e de trânsito lento. Além disso, o diretor aconselhou o uso de transporte público para o cariocas.



Inauguração Túnel 450


A presidente Dilma Rousseff participou na tarde de domingo (1º) da inauguração do Túnel Rio450, que liga o Centro ao Viaduto do Gasômetro, na Zona Portuária, e é o primeiro subterrâneo do Rio. Na cerimônia, em comemoração aos 450 anos da cidade, a presidente – condecorada no fim do dia com a Medalha 1° de Março – discursou ao lado do governador Luiz Fernando Pezão e do prefeito da cidade, Eduardo Paes.

 

Em seu discurso, Dilma enfatizou as parcerias entre os governos federal, estadual e municipal e as empresas privadas e também reforçou a importância de unir a cidade. Na plateia, essencialmente políticos e representantes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Comitê Olímpico Internacional (COI).

 

"Acredito que a afirmação da cidade do Rio de Janeiro é algo importantíssimo para todos nós. E nós estamos provando aqui que uma transformação de porte é possível, combinando a parceria público-privada. Aqui combinamos recursos do governo federal, do governo do estado, da prefeitura e da iniciativa privada. Isso é muito importante, porque gera emprego, qualidade de vida e gera melhor mobilidade urbana e melhor ocupação cultural e de lazer de uma cidade", afirmou.

 

   

 

Em seguida, a presidente atravessou o túnel num comboio de autoridades. Ao chegar na saída da passagem subterrânea, ouviu o discurso de Eduardo Paes e de Pezão.

"Os cães ladram e a caravana passa. As pessoas não conseguem perceber essas transformações, mas se não fossem as parcerias [com o governo federal, estadual e com empresas privadas] não teríamos trazido as Olimpíadas para cá. Eu sei do seu esforço e da dificuldade que é governar este país. Aqui no Rio, a senhora tem parceiros, amigos e pessoas que vão permanentemente estar apoiando", disse Paes em seu discurso.

 

protestos no rio - dilma (Foto: Rodrigo Gorosito e Daniel Silveira/G1) 

 

Manifestantes a favor de Dilma, à esquerda, na
saída da cerimônia de inauguração do Túnel
Rio450. À direita, um grupo protesta contra o
governo perto do Palácio da Cidade
(Foto: Káthia Mello e Daniel Silveira/G1)

Pezão fala em sonho realizado


Pezão também citou a parceria entre os governos: "Tenho certeza que os três entes federativos juntos – prefeitura, governo do estado e governo federal –, olhando para frente e sabendo dos ajustes que nós temos que fazer,  [que] não podemos perder a capacidade de continuar a sonhar, a investir e a continuar obras que é o que a população do Rio e do estado e do Rio sonhou durante muitos anos".

O Túnel 450, com 1.480 metros de extensão e batizado com este nome em homenagem às comemorações do aniversário da capital fluminense, terá três faixas de operação em sentido único, do Centro para o Gasômetro.

 

Na saída do evento no Centro, pouco antes das 17h, cerca de 5 manifestantes a favor da presidente Dilma carregavam cartazes de apoio. No mesmo horário, um grupo de cerca de 20 pessoas, perto do Palácio da Cidade, em Botafogo, Zona Sul do Rio, protestavam contra o governo. A presidente chegou logo em seguida

 

Compartilhado do G1 - RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário