terça-feira, 21 de abril de 2015

21 DE ABRIL, HOMENAGEM AO HERÓI TIRADENTES, MARTIR PELA NOSSA LIBERDADE

Na época da escassez do ouro, no longínquo século XVIII, mineiros cessaram o pagamento do quinto, que era uma cobrança sobre o metal extraído. O Rei de Portugal decretou a Derrama, cobrando todos os impostos atrasados. Por tal situação, formou-se um grupo de revoltosos que criaram um movimento conhecido como a Inconfidência Mineira, com ideologia iluminista e propósitos libertários e de independência de Minas Gerais.



Joaquim José da Silva Xavier, um dos líderes do movimento, era conhecido pela alcunha de Tiradentes. Quando a revolta dos mineradores foi descoberta pelo governador, a Derrama foi suspensa e os líderes da revolta foram ordenados presos. Após três anos preso, em seu julgamento, foi condenado à morte, e todos os outros representantes que também estavam condenados, foram inocentados por Tiradentes. No dia 21 de abril de 1792, foi levado à forca e seu corpo esquartejado, como símbolo de um poder opressor e absolutista.

 

Muitos anos após sua morte, Tiradentes foi reconhecido como um grande herói do início da história da Independência do Brasil, e mais de 150 anos depois, em 1936, o governo republicano decretou como feriado nacional o dia 21 de abril como o dia de Tiradentes, e em 1965 foi ele considerado o “patrono cívico da nação brasileira”. Hoje é o dia dele, hoje é o dia de todos nós lutadores brasileiros!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário