segunda-feira, 27 de abril de 2015

R$ 150 BILHÕES NA AGENDA POSITIVA DO GOVERNO

 A presidente Dilma Rousseff discutiu durante todo esse sábado, 25, com 13 ministros e presidentes do Banco do Brasil (BB), Caixa Econômica Federal (CEF) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) o pacote de concessões à iniciativa privada que será lançado em breve, na agenda positiva do governo. Medidas podem permitir injeção de R$ 150 bilhões em investimentos. O encontro, que debateu também o modelo de financiamento dos empreendimentos, a viabilidade de outras concessões e a Parceria Público-Privada (PPP), estava sendo chamado de "reunião de imersão". 

 

Os aeroportos de Porto Alegre, Florianópolis e Salvador deverão ter estudos finalizados este ano, e a previsão é que os leilões ocorram no início de 2016, considerando todas as etapas do processo: elaboração dos editais, audiências e consultas públicas e aprovação do Tribunal de Contas da União (TCU). Os aeroportos de Recife e Fortaleza também estão no pacote de concessões à iniciativa privada. 

 

No caso das concessões das rodovias, que teve o modelo já testado no mercado e aprovado, na visão do governo, a expectativa é que quatro leilões sejam realizados ainda este ano, porque os estudos conduzidos pelo Ministério dos Transportes já estão adiantados.

 

A Ferrovia Norte-Sul deve ter concluída até junho do próximo ano a sua extensão até Estrela D'Oeste (SP). A concessão de canal de acesso e dragagem em três portos também é uma possibilidade: Santos, Paranaguá e Rio Grande. O setor privado tem mostrado grande entusiasmo com esses leilões de dragagem e vem propondo também outras opções de concessão nessa linha ao governo.

 


Fonte: blog do Magno Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário