sábado, 18 de abril de 2015

RECIFE NO CORAÇÃO DE GALÉU

Foto de Margarett Leite de Oliveira.
Foto de Margarett Leite de Oliveira.
Foto de Margarett Leite de Oliveira.

Foto de Margarett Leite de Oliveira.

O Recife me viu a menina, com o coração pulsando de amor pela cidade.

Os olhos marejados de felicidade, na infância dos sonhos que não se vão.

Deslizava a menina com a pureza na alma, relicário da infância.

Pura, como era o ouro da capela dourada seus olhos percorriam as via públicas;

Ruas limpas sem papel, asfalto liso. Nas margens do rio o sonho vivia

E a menina segurando a mão do pai até o próximo quiosque de mate

Vestindo organdi com sapato de verniz, perfume de jasmim, borboleta singela.

 

Recife encantada, cidade do século da colonização, das pontes ,das águas.

Mate com maçã, mate com leite, mate que mata a sede do teu passado.

Na ponte, elo entre o seu povo e os rios, passavam os meus sonhos infantis.

Nos barcos eternos,imensos,perenes, da época da Cidade Mauricéia, sonho meu.

Principesca e solene, a cidade, ocultava-se nas igrejas , nos Santos

Do Pau Oco e no seu Sangue Marano que se erguia nas sinagogas e em dourados castiçais entre incensos e prantos humanos.

 

As imagens ainda vivas,povoavam agora o meu sonho , de Menina Galéu

O meu pai com seu terno impecável e sapato lustroso me levava pela mão

Encantada Galéu sentia o perfume da brilhantina no pai, orgulho de menina

Ao entrar na porta da sertã lanchonete em voga no seu tempo e eternizada no seu coração.

 

Salada de fruta! Pedia o papai, com sorvete e pudim :

Esse é o prato predileto da menina,dizia orgulhoso o pai.

O seu nome é o mesmo da música da sertã e avermelhava as bochechas da menina

Mas sorridentes clientes faziam festa:

 

Incrustado no meu coração, onde os sapotis expostos perfumavam as ruas

Misturando-se aos das frutas maduras que era delicia ao paladar

No misto de saudade e ternura,

Sei que tu és Recife, Cidade Eterna

 

E viverás eternamente assim

Cidade,bela , larga , pura.

Linda, no meu coração de menina Galéu

Escrito por Magarett Leite 

Enviado via facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário