segunda-feira, 25 de maio de 2015

INSCRIÇÕES PRA O ENEM COMEÇAM NESTA SEGUNDA-FEIRA

Candidatos devem ter endereço de e-mail para se inscrever no Enem

Este ano, o Ministério da Educação (MEC) vai aceitar apenas um participante por endereço eletrônico

ABr

Estudantes que vão concluir o ensino médio este ano em escolas públicas e participantes que declararem carência são isentos da taxa / Foto: Diego Nigro/ JC Imagem

Estudantes que vão concluir o ensino médio este ano em escolas públicas e participantes que declararem carência são isentos da taxa

 

Foto: Diego Nigro/ JC Imagem

 

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam nesta segunda-feira (25). Aqueles que estão interessados em participar e não têm um endereço de e-mail, devem providenciar um para fazer a inscrição. Este ano, o Ministério da Educação (MEC) vai aceitar apenas um participante por endeço eletrônico. Até o ano passado, um mesmo endereço podia ser usado por vários estudantes.  Após fazer a inscrição, os candidatos devem ficar atentos ao e-mail, que será usado para a comunicação direta com cada um dos inscritos.

 

As inscrições para o Enem serão exclusivamente pela internet, no site do exame. Os interessados podem se inscrever a partir das 10h, no horário de Brasília. As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro em mais de 1,7 mil municípios. O MEC espera que mais de 9 milhões façam a inscrição.

 

A partir deste ano, o cartão de confirmação de inscrição não será enviado pelos Correios. Ficará disponível na página do Enem na internet. Os locais de prova serão informados no cartão de confirmação da inscrição e será de responsabilidade do estudante fazer a verificação.

 

O exame custará R$ 63, que deverão ser pagos até o dia 10 de junho. Estudantes que vão concluir o ensino médio este ano em escolas públicas e participantes que declararem carência são isentos da taxa.

 

Podem solicitar a isenção por carência aqueles que têm uma renda renda familiar por pessoa igual ou inferior a um salário mínimo e meio e que cursaram o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada.

 

É também na inscrição que os participantes podem pedir atendimento especializado ou específico. O atendimento especializado é oferecido a pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual, surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia ou com outra condição especial.

 

Já o atendimento específico é oferecido a gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar e sabatistas - pessoas que, por convicção religiosa, guardam o sábado.

 

As inscrições vão até as 23h59, no horário de Brasília, do dia 5 de junho. Após fazer a inscrição, participantes transexuais e travestis podem pedir o uso do nome social, também pela internet, entre os dias 15 e 26 de junho.

 

O Enem foi criado para avaliar os alunos que estão encerrando o ensino médio ou que já concluíram em anos anteriores. Estudantes que não concluirão o ensino médio este ano podem participar como treineiros, ou seja, o resultado não poderá ser usado para particiopar de programas de acesso ao ensino superior.

 

Fonte: Jornal do Commercio

Nenhum comentário:

Postar um comentário