sábado, 2 de maio de 2015

O MELHOR JOGADOR DE FUTEBOL DA HISTÓRIA



Juca Kfouri


POR LUIZ GUILHERME PIVA

1.

Nem Zico, nem Basílio.

O Mário Magalhães e o Juca Kfouri nunca viram.

Nenhum jornalista, analista, torcedor, espectador, pesquisador – ninguém jamais viu.

Mas o melhor jogador de futebol de todos os tempos deixa no chinelo os dois craques acima e todos os outros que disputam o posto.

Começou a carreira antes dos dez anos de idade. Desde a estreia faz lances e gols que Pelé, Maradona, Ronaldo, Messi, Zidane, Rivelino, Reinaldo, Platini, Ronaldinho, Cruyff e qualquer outro jamais chegaram perto de executar.

Ainda hoje, com mais de cinquenta, segue se exibindo pelos gramados de todo o mundo, marcando vários gols por jogo, vencendo todos os campeonatos, sendo aplaudido de pé a cada partida, acumulando troféus e prêmios.

Já deve ter mais de 10 mil gols – a maioria de placa. Seus dribles, passes, lançamentos e chutes causam admiração mesmo revistos dezenas de vezes.

Sou eu.

O melhor jogador de futebol de todos os tempos sou eu.

Você nunca viu. Ninguém nunca viu.

Mas eu vi e sigo vendo.

Em sonhos, é verdade.

Mas garanto, podem acreditar: sou eu.

2.

O Maradona, na Copa de 86, contra a Inglaterra, teve que fazer o que podia e o que não podia.

Pegou a bola antes da linha do meio de campo, na metade do semicírculo. Daí até o chute final, na linha da pequena área, percorreu uns cinquenta metros em alta velocidade. Teve que driblar, diretamente, cinco adversários, além de deixar outros para trás. Foram onze toques na bola entre o domínio inicial e a conclusão. Golaço.

Um lance que exigiu dele enorme esforço, enorme talento e o máximo do seu repertório – tudo para tentar fazer o maior lance da história das Copas.

Em vão.

Num lance que durou meros três segundos desde que a bola chegou a ele até seu chute a gol, e que tomou apenas cerca de 9 metros (entre o início da meia-lua e o chute, na linha da marca do pênalti), com um só – um só – toque na bola, e sem fazer o gol, vejam bem, sem nem precisar fazer o gol, Pelé, contra o Uruguai, em 1970, fez o maior lance da história das Copas – e talvez da história do futebol.

E isso era apenas uma parte de seu repertório._______

_________________________

Luiz Guilherme Piva publicou “Eram todos camisa dez” (Editora Iluminuras).

Fonte? UOL  - blog do Juca Kfouri 

Fotos: Arquivo Google - postadas por Cláudio Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário