terça-feira, 26 de maio de 2015

Reforço policial nos terminais integrados da RMR divide opiniões dos usuários

Polícia Militar estará presente em seis equipamentos durante os horários de pico

26/05/2015 09:59 - Thulio Falcão, do FolhaPE, e Tiago André Santos, da Folha de Pernambuco

 


O primeiro dia de reforço da Polícia Militar em seis terminais integrados da Região Metropolitana do Recife (RMR) dividiu as opiniões dos usuários na manhã desta terça-feira (26). A ação visa garantir a ordem nos equipamentos nos horários de picos, das 5h às 8h e das 16h30 às 20h, em que são registradas confusões entre os passageiros na hora de subir nos coletivos. A equipe do FolhaPE visitou alguns espaços para conferir a organização das filas.

 

Felipe Ribeiro/Folha de Pernambuco

 

"É cada um por si", diz o analista fiscal William Santana

 

No Terminal Integrado Pelópidas Silveira, no município de Paulista, Região Metropolitana do Recife, a equipe do FolhaPE chegou por volta das 6h20. No local, dois agentes em uma viatura da Polícia Militar faziam a ronda. Um deles, sem identificação na farda e que pediu para não ter o nome revelado, informou que o efetivo que faria a organização das filas estava atrasado. Ele também disse não saber a previsão de chegada do reforço. Até às 7h30, o fluxo de passageiros já tinha diminuído, mas nenhum policial apareceu.

 

Para a a profissional de Recursos Humanos Deise de França, a manhã estava calma, mesmo assim os tumultos na hora de subir no ônibus continuam recorrentes. "A espera pelos ônibus é grande. Alguns são expressos e vários passageiros preferem não pegar esses carros. Acaba juntando muita gente e na hora que um ônibus que para em vários pontos chega, começa a confusão", diz a mulher que esperava a linha 1906 - TI Pelópidas/Macaxeira. Sobre o reforço policial, ela critica. "Olha, se for para ser só essa viatura com esses dois policiais dentro dela, seguindo algum ônibus, não vai adiantar não".

 

Já para o analista fiscal William Santana, o reforço da PM pode não ajudar na organização. "O serviço é precário. A polícia não pode acrescentar em algo aqui. Quando o ônibus tá chegando, as pessoas se empurram para subir e pegar uma cadeira vazia. Não respeitam nem gestantes". Ao chegar a linha 1977 - TI Pelópidas/Conde da Boa Vista, William é empurrado por outros usuários, mas consegue subir e sentar. "É cada um por si", dispara.

 

Mesmo com orientadores de fila no local, o FolhaPE contou 15 profissionais no Pelópidas Silveira, o número de usuários ainda é grande para o quadro de funcionários. O despachante de ônibus Leandro Souza informou que a linha 1946 - TI Igarassu (PCR) é a que mais concentra passageiros. "O fluxo ainda melhorou no terminal depois que essa linha passou a operar aqui dentro. Desafogou as outras"

Um comentário:

  1. Vamos vê por quanto tempo vai ter esses segurança e muito bom pra ser verdades !!

    ResponderExcluir