quarta-feira, 1 de julho de 2015

Áreas de morro recebem visita preventiva e de orientação da Defesa Civil do Paulista



Os técnicos da Secretaria de Segurança Cidadã e Defesa Civil do Paulista realizaram nesta terça-feira (30.06) fiscalizações preventivas e ações educativas nas áreas de morro. Foram visitadas localidades como Vila Torres Galvão, Mirueira, Jardim Paulista Alto e Baixo, além de Arhtur Lundgren II. O trabalho, realizado diariamente, foi intensificado após as fortes chuvas que atingiram a cidade entre a última sexta-feira (26.06) e esta segunda (29.03).

Na ação desta terça, os técnicos da Defesa Civil aplicaram lonas nas barreiras e entregaram informativos sobre como os moradores de áreas de risco devem agir para evitar acidentes. Morador do bairro da Vila Torres Galvão, o paulistense Wagner da Cruz, 37 anos, acredita que as visitas frequentes dos profissionais evitaram que acidentes graves acontecessem nas áreas de morro.

“A equipe colocou lona plástica na minha casa. Teve um pequeno deslizamento de barro, mas não afetou a minha residência. Se não tivesse essa proteção seria bem pior. Acho que essa lona protege em pelo menos 70% dessa terra ficar encharcada”, comentou Wagner Cruz, que mora na localidade há 18 anos.

O coordenador da Defesa Civil da Prefeitura do Paulista, Laurindo Neto, alerta que a enxurrada que afetou a cidade nos últimos quatro dias ultrapassou o limite previsto para todo o mês de junho. “Em quatro dias choveu mais de 300 milímetros cúbicos. Nenhuma cidade está preparada para isso, mas o trabalho que a gestão municipal tem feito periodicamente evita que acidentes graves aconteçam”, pontuou Laurindo Neto.

A Defesa Civil do Paulista apela que a população ajude no trabalho da contenção das barreiras e pede que as pessoas não construam em áreas de risco, não joguem lixo nas barreiras e evitem acumular entulho nos quintais. “Outra orientação que damos aos moradores e que, mesmo passada a chuva, é preciso ficar atento porque o solo está encharcado o que aumenta o risco de um deslizamento”, explicou o coordenador da Defesa Civil.

Com monitoramentos diários, a Prefeitura do Paulista protegeu 9.700 m² de áreas de barreiras do município com lonas plásticas colocadas de janeiro a maio deste ano. O município também tem vistoriado as edificações que apresentam qualquer situação de perigo aos moradores.

 A Defesa Civil do Paulista pode ser acionada pelo telefone gratuito 0800.281.0958, das 7h às 18h. Após esse horário, o atendimento é feito através do número 193 do Corpo de Bombeiros.

--
Assessoria de Comunicação
 
Contatos:
Redação (geral): 98788.4909 
Rádio: 98835.5067
Secretária de Imprensa: 98166.3354 (Dulce Melo) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário