quinta-feira, 2 de julho de 2015

Programa contribui para fortalecimento da qualidade educacional em escolas do Paulista

 

Com o intuito de ajudar a comunidade escolar e local (pais, mães, professores, gestores, estudantes, funcionários e conselheiros) a avaliar a qualidade da educação pública de forma mais participativa e colaborativa com a comunidade, a Secretaria de Educação do Paulista em parceria com o Programa Votorantim pela Educação (PVE), está realizando em algumas escolas da cidade a aplicação dos Indicadores de Qualidade na Educação (INDIQUE).


A ação, que teve início no dia (30.06) e segue até está sexta-feira (03.07), irá visitar 24 unidades de ensino do município, entre elas as escolas: Gêlda Amorim, Irmã Assunta, Terezinha Camarotti, Rosa Amélia e Alga Marina. 


Desde março de 2015, os gestores das 24 escolas que estão participando do Projeto Piloto em parceria com o Instituto Votorantim e Secretaria Municipal de Educação, vêm participando de formações, estudos, reflexões para o planejamento desta ação. Cada gestor (a) ao longo do I semestre 2015 participou efetivamente de reuniões sistemáticas (hora presencialmente com consultor CEDAC, assim também à distância sobre a coordenação do departamento de gestão e coordenadora do PVE).


 “Se todos os pais e profissionais da educação se reunissem e vestissem a camisa de suas escolas, muitos problemas se resolveriam. Essa oportunidade que estamos tendo agora pode mudar a realidade das unidades de ensino,” completou.  


De acordo com a coordenadora do PVE no município, Ângela Araújo, durante esse processo os participantes terão a oportunidade de construir e/ou ampliar seus conhecimentos.  “Queremos cada vez mais lutar pela aproximação de uma escola mais autônoma, democrática, viva, e sobre tudo participativa,”.


O programa foi desenvolvido com a colaboração de ONGs, Secretarias de Educação, profissionais das escolas, organismos internacionais, órgãos do MEC, familiares e estudantes, com o objetivo de contribuir para que a comunidade escolar e sociedade se engajem na luta pela Educação Pública de Qualidade.


Ao final da aplicação deste instrumento avaliativo, a escola poderá e/ou intervir para melhorar sua qualidade conforme suas prioridades e necessidades beneficiando aproximadamente 7.000 estudantes da Rede Municipal. E o mais importante, com a participação e representação de todos que fazem parte dela, isto é, pais, responsáveis, alunos, professores, gestores, coordenadores, conselheiros etc.

 

Assessoria de Comunicação

 

Contatos:

Redação (geral): 98788.4909

Nenhum comentário:

Postar um comentário