sábado, 6 de fevereiro de 2016

Carnaval do Paulista 2016 fortalece cultura local com artistas da terra



 

Com o tema “Eu Vivo Paulista”, a edição 2016 do carnaval Paulista contemplará atrações locais, mantendo a tradição de apoiar os blocos de bairros e os artistas da terra. Mesmo diante do cenário de forte recessão econômica, a Prefeitura do Paulista fez um esforço para realizar a festa, graças à ajustes que possibilitaram um custo bastante reduzido, com investimento de R$ 380 mil.

 

Parcerias com o Governo do Estado, através da Empetur e da Fundarpe, além do incentivo da iniciativa privada, através do patrocínio das empresas Turquesa e Inove, foram fundamentais para viabilizar a realização do evento em Paulista, mesmo diante de tanta dificuldade financeira por que passam os municípios nesse momento delicado da economia brasileira.

 

 

 

O Bloco do Comércio, que marca a abertura oficial do Carnaval do Paulista tradicionalmente uma semana antes do início dos festejos de momo, foi adiado para esta quinta-feira (04.02), em razão das fortes chuvas que caíram na última sexta-feira (29.02). A festa começa a partir das 19h, na Praça João XXIII, Centro do Paulista.

 

O palco do Forte de Pau Amarelo, que contará com os artistas da terra animando a programação. Serão três dias de shows, de domingo (07.02) a terça-feira (09.02). No domingo, Ana Alves e Bichinha Arrumada comandam a folia. Na segunda-feira será a vez dos grupos Maracatu Plugado e Seu Rosa se apresentarem. Encerrando a programação, na terça-feira gorda (09.02), o paulistense Zeca do Rolete, Marcelo Pantera e The Rossi - banda do rei Reginaldo são as atrações da noite. Os shows têm início às 17h. (confira programação abaixo).

 

Na segunda-feira (08.02), o Bloco Cavalo Branco, se concentra a partir das 14h, na rua 78, em Maranguape II, e percorre as principais vias do bairro. Este ano o bloco oferecerá três trios elétricos e terá como maior atração o cantor Alceu Valença. Também se apresentam as bandas Ynove e Beleza pura.

 

 Já o Bloco Bacalhau na Vara, animará a multidão que tradicionalmente freqüenta o bairro de Paratibe na quarta-feira de cinzas (10.02), com concentração marcada para as 10h. Ao todo, oito trios e um carro de som de apoio animam a festa, que terá shows de Gabriel Diniz, Banda Sedutora, Geraldinho Lins, Marreta é massa, Pistolão, Mil Milhas, Ynove e Beleza Pura.

 

 

 

BLOCOS - Para descentralizar a folia e valorizar as agremiações de bairros, este ano a prefeitura está apoiando blocos com carro de som, trios e mini trios.  Ao todo, 124 blocos serão apoiados para fazer a animação nos quatro cantos do Paulista. A programação das agremiações dos bairros teve início no dia 23 de janeiro e seguirá até 21 de fevereiro.

 

 

(CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA NAS TABELAS EM ANEXO)

 

SERVIÇOS DO CARNAVAL DO PAULISTA

 

SEMANA PRÉ-CARNAVALESCA

 

Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres

 

Terça-feira (02.02) – Ação educativa de prevenção à violência contra a mulher, às 19h, na Faculdade Joaquim Nabuco (Centro) e FASUP (Janga).

Quinta-feira (04.02) - Ação educativa de prevenção à violência contra a mulher, às 9h, no Bloco Cavalo Branco e no Bacalhau na Vara.

 

Saúde

 

Terça-feira (02.02) – Grito de Carnaval no CAPS Tereza Noronha (Vila Torres Galvão), às 9h.

Quinta-feira (04.02) – Fiscalização em motéis, às 9h. (Ação em processo de definição).

 

Secretaria de Políticas Sociais, Esporte e Juventude

 

Quarta-feira (03.02) – Caminhada, às 09h, pelo Centro do Paulista sobre combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. Concentração: Rua da Levada, em frente ao CREAS do Centro.

Quinta-feira (04.02)  Baile de Carnaval da terceira idade, no Clube do Nobre, às 14h.

 

Turismo

 

Quinta-feira (04.02) – Desfile do Bloco do Comércio, às 18h, na Praça João XXIII, no Centro.

 

 

CARNAVAL

 

 

Saúde

 

Vigilância Sanitária – Equipes da Vigilância Sanitária atuarão no polo de Pau Amarelo e no Bloco Bacalhau na Vara, em Paratibe, fiscalizando o armazenamento e produção de alimentos servidos à população. As bebidas artesanais também serão alvo da ação.

 

CTA – Uma unidade móvel  do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) atuará no Bloco Bacalhau na Vara, em Paratibe, na quarta-feira (10.02), oferecendo testes rápidos e gratuitos de HIV e Sífilis.

 

Preservativos – Uma equipe da Secretaria de Saúde distribuirá preservativos entre os foliões. Serão 230 mil unidades oferecidas para a população.

 

Ambulâncias – No polo de Pau Amarelo serão disponibilizadas duas ambulâncias em cada dia de programação.  Já para os blocos do Comércio e Cavalo Bloco terão uma ambulância à disposição. Para o Bacalhau na Vara, que reunirá o maior número de pessoas do Carnaval do Paulista, serão disponibilizadas quatro unidades móveis.

 

Segurança Cidadã

 

O micro-ônibus de monitoramento da prefeitura estará de 06 (sábado de Zé Pereira) a 09 de fevereiro (segunda de Carnaval) no polo de Pau Amarelo. Além do videomonitoramento, o poder público local vai envolver os guardas municipais nas ações de prevenção à violência, assaltos e investidas criminosas durante o funcionamento do polo de folia e nos principais blocos da cidade. O trabalho preventivo vai contar com o apoio dos policiais militares do 17º. Ao todo, 350 homens, entre guardas municipais e PM’s, estarão mobilizados para tornar o Carnaval do Paulista o mais tranquilo da região.

 

Serviços Públicos

 

Um efetivo de 25 homens ficará encarregado de cuidar da limpeza do polo de folia no Forte de Pau Amarelo e das principais vias dos bairros onde haverá desfile dos blocos, como Maranguape II, Paratibe, entre outros. A coleta domiciliar nas comunidades que segue o cronograma já estabelecido por localidade. Para oferecer mais comodidade aos foliões, a prefeitura também vai disponibilizar 100 banheiros químicos no polo do Forte e em pontos estratégicos ao longo do percurso do principais bloco carnavalescos.

 

Administração das Regionais

 

Um contingente de 30 agentes da prefeitura terá a incumbência de disciplinar os vendedores ambulantes durante os três dias folia no polo do Forte de Pau Amarelo. O mesmo grupo terá a missão também de ordenar os comerciantes informais durante o desfile dos principais blocos, como Cavalo Branco, Bacalhau na Vara, entre outros.

 

Mobilidade e Transportes

 

O desfile dos principais blocos carnavalescos terá o suporte de uma equipe de agentes de trânsito do município para facilitar o acesso dos foliões e auxiliar os trios elétricos durante o percurso pelas principais vias da cidade. Ao todo, 50 funcionários, entre agentes de trânsito e educadores, estão envolvidos no trabalho durante os festejos de Momo.

 

Mulher

 

Ação educativa de prevenção à violência contra as mulheres no desfile do bloco Cavalo Branco, em Maranguape II, e Bacalhau na Vara, em Paratibe.


-Assessoria de Comunicação


Contatos:
Redação (geral): 98788.4909 
Rádio: 98835.5067
Secretária de Imprensa: 98166.3354 (Dulce Melo) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário