terça-feira, 28 de junho de 2016

Operação Ajuda Cidadã tem balanço positivo no bairro do Fragoso

 Fotos:  Jorge Macrino

No bairro do Fragoso, um dos grandes afetados pelas recentes chuvas no Paulista, o sentimento da população é de alívio e de esperança por conta da Operação Ajuda Cidadã, que contemplou primeiramente a comunidade e segue para outras localidades. A iniciativa se deu em uma ação conjunta, que reuniu seis secretarias municipais, com o objetivo de reparar os danos sofridos pelos moradores.

Como resultado da operação no bairro, a Secretaria de Saúde realizou exames de mamografia por meio de unidade móvel, facilitando e levando assistência em saúde. Além disso, o órgão também executou ações de educação em saúde, por meio da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), conscientizando a população sobre os cuidados e prevenção das doenças de veiculação hídrica.



Ainda em relação às ações da área de saúde, Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias realizaram aproximadamente 700 visitas domiciliares. Também foram executadas ações de dedetização, combatendo ratos e escorpiões.

A Secretaria de Políticas Sociais, Esportes e Juventude também atuou na localidade com uma equipe do Programa Bolsa Família. Ao todo, foram realizados 9 cadastros no período. Felizmente, o número foi considerado pequeno graças à atuação constante e eficiente da equipe do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) na localidade.


Outra grande intervenção no bairro foi realizada pela Secretaria de Infraestrutura. Na ocasião, foram realizadas capinação e regularização de calçadas em 1.480 m²; limpeza manual dos canais e córregos em 1.200 metros lineares; limpeza manual de linha d’água e canaleta em 1.600 metros lineares, limpeza mecânica utilizando escavadeira hidráulica (ao lado do cemitério) por 900 metros, e bota fora de resto de lama e mato totalizando 250 m³.

Para quem sofreu com as perdas e transtornos, a iniciativa foi vista com bons olhos. Foi o caso da dona de casa Zuleide Gomes da Silva, de 46 anos de idade. Ela contou que mora há 26 na mesma residência e que teve prejuízos com as chuvas. No entanto, ela acredita que a situação possa melhorar. “Muito bom, maravilhoso o que eles estão fazendo. É uma limpeza tremenda, porque já tiraram muito de lixo, muito mato, muita lama, agora a gente vai ficar mais aliviada quando chover de novo”, disse.

Além dela, a dona de casa Natelma Simplício, de 31 anos, elogiou a ação da prefeitura. “A situação era muito ruim. Era tudo cheio de lama, de mato, de lixo. Antigamente não dava para ver nada aqui nesse canal. A prefeitura está de parabéns”, concluiu.

Para o serviço, foram utilizadas três retroescavadeiras, duas escavadeiras hidráulicas de 20 toneladas, dois caminhões caçamba. Sobre o efetivo de trabalhadores, foram deslocados 25 ajudantes, dois fiscais, um encarregado e um engenheiro.

Nesta terça-feira (28.06), a equipe da Operação Ajuda Cidadã chega à comunidade da Vila da Chesf, no bairro da Vila Torres Galvão. O trabalho no local será semelhante ao que foi executado no Fragoso.


--
Assessoria de Comunicação
 
Contatos:
Redação (geral): 98788.4909 
Rádio: 98835.5067
Secretária de Imprensa: 98166.3354 (Dulce Melo) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário