quinta-feira, 27 de abril de 2017

Parecer do abuso de autoridade contempla avanços para garantir autonomia do Ministério Públic

A presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Norma Cavalcanti, considerou um avanço da CCJ a preservação da autonomia do MP nas alterações aprovadas no parecer do PLS 85/2017, que altera a Lei de Abuso de Autoridade. A medida é resultado do diálogo travado pela CONAMP e demais entidades representativas do MP e do Judiciário com os parlamentares.
 
Apresentado na semana passada pelo senador Roberto Requião, o parecer trazia nos artigos 1° e 3° o crime de hermenêutica e a previsão de ação penal privada concorrente, pontos considerados inconstitucionais e prejudiciais para as carreiras do MP e da magistratura. 
 
Hoje, durante sessão na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), uma nova redação deixou de fora tais trechos, que ameaçariam gravemente a autonomia dos membros do MP. "Sem dúvida hoje saímos do Senado com a certeza de que os senadores ouviriam a sociedade. É um avanço. Ainda não é o texto ideal, mas esperamos que o Plenário aperfeiçoe ainda mais o texto", pondera Norma.
 
Contato
 
Márcia Leite 
marcia.leite@inpressoficina.com.br
61 98188-0893

Nenhum comentário:

Postar um comentário