sexta-feira, 26 de maio de 2017

MULHERES QUE FAZEM HISTÓRIA:DANDARA


Dandara não aparece na historiografia oficial, mas teria sido uma guerreira na luta contra a sociedade escravocrata “Sua imagem viva pode ser vista em cada mulher guerreira, que se identifica com suas origens, luta por liberdade, acredita em seus sonhos, seus valores e faz da insegurança sua força e do medo seu alimento”. (Silva, 2017).


                                         
                                                                                    
                                                                                                                                                                                                                                                                         *  Por Ilza  Kozik

Dandara não aparece na historiografia oficial, mas teria sido uma guerreira na luta contra a sociedade escravocrata. Ganga Zumba, chefe do quilombo dos Palmares assinou um tratado de paz com o governo português, em Recife. No documento teria de mudar o quilombo da Serra da Barriga, Capitania de Pernambuco, hoje região de Alagoas, uma área de terrenos férteis protegida pela geografia e pela vegetação densa, para outra área menos fértil e desprotegida. Em troca, os quilombolas e seus filhos teriam liberdade garantida. Dandara se posiciona contra o acordo por entender que o mesmo não garante a liberdade aos quilombolas, e com Zumbi permanece em Palmares. O governo português não cumpriu o acordo. Após a morte de Ganga Zumba, Zumbi assume a liderança do quilombo dos Palmares.

Os registros sobre a história de Dandara são poucos. Sabe-se que foi a única esposa de Zumbi, o líder do quilombo dos Palmares e mãe dos seus três filhos. Não se sabe ao certo como era sua fisionomia, mas pelas habilidades, coragem e destreza, pode-se imaginar uma bela mulher. Não existem registros sobre sua origem, só que apareceu no quilombo ainda menina. Com os grupos componentes da comunidade, aprendeu a arte da capoeira, o manejo de armas e estratégias de guerra. Teria participado das lutas armadas, freqüentes contra o quilombo no período colonial. Uma mulher corajosa que incentivava e treinava outras mulheres a se tornarem guerreiras. Dandara - esposa de Zumbi, liderava as falanges femininas do exército palmarino.(Wikipédia) Seus sonhos iam às raízes da questão, por isso sua luta era pelo despertar da consciência negra para que todos os quilombolas lutassem pelo fim da escravidão. Na vida cotidiana era como as outras mulheres, cuidava dos filhos, fabricava utensílios de cerâmica, madeira e tapeçaria e ajudava nas atividades agrícolas.



O quilombo dos Palmares se iniciou nas últimas décadas do século XVI e no final do século XVII tinha se tornado uma cidade com diversas comunidades (mocambos) e uma população de cerca de vinte mil pessoas. Palmares já era um centro comercial na região.

O bandeirante paulista Domingos Jorge Velho e sua expedição atacou e destruiu o quilombo dos Palmares em 1694, causando ali um verdadeiro genocídio. Dandara teria sido presa em 06 de fevereiro daquele ano e para não voltar a ser escrava, suicidou-se.


“Sua imagem viva pode ser vista em cada mulher guerreira, que se identifica com suas origens, luta por liberdade, acredita em seus sonhos, seus valores e faz da insegurança sua força e do medo seu alimento”. (Silva, 2017).

A sociedade marcada pelo machismo, não reconhece Dandara como personagem atuante na História. As pesquisas sobre ela são recentes e boa parte de sua vida ainda é um mistério.

Ilza Kozik

Pedagoga e Educadora ambiental

Fotos/Imagens: Arquivo Google
Video: You tube



Nenhum comentário:

Postar um comentário