quarta-feira, 28 de junho de 2017

CONHEÇA O MUNICÍPIO DE RUSSAS, A TERRA DA LARANJA DOCE

Resultado de imagem para centro do municipio de russas ce
                                                        Centro da cidade de Russas

Russas é um município brasileiro do estado do Ceará. Está localizado na mesorregião do Jaguaribe, na microrregião do Baixo Jaguaribe. É conhecida como a "Terra da Laranja","Terra de Dom Lino" e "Capital do Vale".


Imagem relacionadaRussas é um município brasileiro do estado do Ceará. Está localizado na mesorregião do Jaguaribe, na microrregião do Baixo Jaguaribe. É conhecida como a "Terra da Laranja","Terra de Dom Lino" e "Capital do Vale". Russas é referencial político-administrativo como sede da AmuVale (Associação dos Municípios do Vale do Jaguaribe), sede do 1º Batalhão de Policia Militar, e de órgãos federais como Polícia Rodoviária FederalReceita FederalPrevidência SocialCaixa Econômica FederalBanco do BrasilDETRANDNIT, Campus da Universidade Federal do Ceará no Vale do Jaguaribe, subestação da CHESF e também da 9ª Zona Eleitoral, CREDE 10, IPEC, Célula de Saúde Estadual. O Município de Russas é um Pólo econômico com o crescente desenvolvimento de seus serviços, de expansão de suas indústrias e do agronegócio.

                                                               

                                                                                           História[editar | editar código-fonte]

                             Prefeitura de Russas

Resultado de imagem para centro do municipio de russas ceNo século XVII os índios da região fizeram grande resistência à invasão dos portugueses e suas iniciativas econômicas. Era a chamada Guerra dos Bárbaros. Diante deste cenário é construído em 1701, a primeira fortificação militar no sertão cearense, o Forte Real de São Francisco Xavier da Ribeira do Jaguaribe.[6] Este núcleo militar, que segurava 150 currais de gado, demarcou oficialmente o início da povoação europeia em Russas. Depois a localidade consolidou-se como entreposto dos vaqueiros que traziam gado do interior para negociar no porto de Aracati, na época do ciclo da carne de charque. Esses e outros visitantes que passavam pela cidade viam de longe pedras de cor ruça e criaram o a expressão terra das pedras ruças ou terra das éguas ruças.


Resultado de imagem para centro do municipio de russas ceA Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário começou a ser construída em 1707, por doação de sesmaria, sendo o templo mais antigo construído no estado. O rei de Portugal encarregou da definição do terreno o desembargador Cristóvão Soares Reimão. Este demarcou as terras perto do antigo Forte que sucumbiu ao tempo e aos ataques do bravio índio jaguaribano, que apesar de aguerrido, foi sumariamente desaparecendo ou sendo assimilado nas fazendas de criar.


Imagem relacionadaDesde o século XVIII a população da ribeira do jaguaribe aspirava por autonomia política. A 15 de junho de 1801, o governador da Capitania do Ceará, Bernardo Manuel de Vasconcelos, ordenou ao ouvidor Manuel Leocádio Rademaker que transformasse em vila a povoação de Sítio Igreja das Russas, que ficou conhecida como São Bernardo das Russas. A vila foi instalada em 6 de agosto daquele ano. A cidade teve, contudo, a primeira oportunidade de ser elevada à vila em 1766, durante o governo do ministro português Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal.[9]


                                                                 Câmara de Vereadores de Russas
Imagem relacionada

A cidade logo se tornou o centro para onde convergia toda região jaguaribana. Assim foi primeiramente o núcleo militar com a Fortaleza de São Francisco Xavier que protegia 150 currais(ou fazendas), centro religioso (com a construção da Matriz de Nossa Senhora do Rosário de Russas e criação da freguesia). Depois centro econômico (com intenso comércio), político e administrativo cujo território englobaria atualmente cerca de 17 cidades das cercanias


Hidrografia e recursos hídricos[editar | editar código-fonte]



Resultado de imagem para rio jaguaribe  do municipio de russas ce
As principais fontes de água são o Rio Jaguaribe, os riachos de Araibu e Umburanas, o Córrego da Bananeira, a Lagoa da Caiçara, lagoa do Toco, Lagoa do Torão e os açudes da Altamira, do Santo Antônio e das Melancias.


Relevo e solos[editar | editar código-fonte]

As terras de Russas são de várzea e não possuem grandes elevações, sendo as principais elevações os serrotes de Verde e da Serraria, na divisa com Morada Nova .[carece de fontes]


Vegetação[editar | editar código-fonte]

Composta por caatinga arbustiva aberta, floresta caducifólia espinhosa e mata ciliar com predomínio da carnaúba[carece de fontes].


Economia[editar | editar código-fonte]

Favorecida pelo fértil solo do Vale do Jaguaribe, Russas foi primeiramente palco do ciclo do gado, depois da cultura do algodão, posteriormente da extração da carnaúba e mais tarde do cultivo da laranja. Esta última lhe rendeu o título de "Terra da Laranja Doce", pois se criou uma verdadeira marca para a laranja da região, a "Laranja de Russas" nacionalmente conhecida[carece de fontes]. Atualmente, além da laranja, há cultivo de melancia, banana, goiaba, uva, dentre outras frutas para exportação. Na fruticultura local ocorreu um salto quantitativo e qualitativo com a expansão do Perímetro Irrigado Tabuleiro de Russas, um dos maiores do país. O comércio também é grande impulsionador da economia local, a presença de órgãos administrativos do governo federal (RF, PRF, DNIT, INSS) e estadual (DETRAN, SEFAZ, CRED 10) fazem de Russas centro comercial e econômico para a região jaguaribana o que a levou ao apelido de "Capital do Vale".


Agricultura[editar | editar código-fonte]

Na área da agricultura, o Projeto Irrigado Chapadão de Russas foi criado para potencializar a economia e torná-la uma das mais prósperas do Nordeste. É o maior projeto irrigado do nordeste juntamente com perímetro irrigado do vale do São Francisco. O projeto tabuleiro de Russas possui 20 mil hectares de área irrigável.O Perímetro Irrigado Tabuleiros de Russas está localizado nos municípios de Russas, Limoeiro do Norte e Morada Nova, mais precisamente no baixo vale do Jaguaribe, na chamada zona de Transição Norte dos Tabuleiros de Russas. A área é constituída por uma faixa contínua de terras agricultáveis ao longo da margem esquerda do Rio Jaguaribe, entre a cidade de Russas e a confluência do rio Banabuiú, região nordeste do Estado do Ceará. São as seguintes, as suas coordenadas geográficas: latitude Sul 5o 37‟ 20”, longitude Oeste 38o 07‟ 08” e altitude de 81,50 m acima do nível do mar. O acesso ao perímetro se dá pela BR-116, que margeia o limite leste da área e segue, paralela ao Rio Jaguaribe, alcançando a cidade de Russas e Limoeiro do Norte. A distância rodoviária do Perímetro Irrigado Tabuleiros de Russas: Porto do Pecém 210 km, Fortaleza 160 km; Recife 642 km; Salvador 1.197 km; Brasília 2.811 km, Rio de Janeiro 2.651 km e São Paulo 2.902 km. Juntamente com o Perímetro de Irrigação Baixo Acaraú, é um dos perímetros públicos irrigados mais modernos do País, ainda em processo de formação [carece de fontes].


Indústria[editar | editar código-fonte]


Em Russas localizam-se cerca de uma centena de indústrias, das áreas de alimentos, gráficos, ceramistas, calçados, paramentos funerários, produtos de higiene, artesanato[carece de fontes].
A indústria da cerâmica (tijolos e telhas) e de calçados tem forte presença no município, a exemplo da Dakota Calçados.


Sub-regiões[editar | editar código-fonte]

O município de Russas está dividido em seis distritos, sendo eles Russas (Sede), Bonhu, Flores, Lagoa Grande, Peixe e São João de Deus.
O município também possui localidades como Timbaúba, São João de Deus, Jardim de São José, Gracismões, Lagoa dos Cavalos, Santa Teresinha, Sítio de Baixo, Carpina e Passagem de Russas.


Cultura[editar | editar código-fonte]

Tal como a cidade de Curitiba - PR, Russas integra seus filhos desejosos de preservar a cultura regional numa academia de cultura, para isso contando com a Academia Russana de Cultura e Arte - ARCA. Dentre as várias manifestações populares, as tradicionais congadas, as cavalhadas, o carnaval cultural de rua (pioneiro na região) e do bumba-meu-boi dos quais se destacaram no âmbito estadual o Boi Pai do Campo e o Bumba-meu-boi Russano da localidade rural de São João de Deus. Um fato marcante da vida social e cultural da cidade é a presença de várias bandas e grupos musicais que animam as principais festividades da região. A Banda Municipal Maestro Orlando Leite é considerada uma das melhores bandas de músicas do estado do Ceará[carece de fontes]. Ainda no âmbito da música, a cidade abriga conjuntos de forróchorinho, MPB, pagodeaxépoprock, dentre outros. Nos últimos anos Russas tem se destacado também no cinema com a criação do CINEJAGUAR e a produção de películas como Paquerrete e Doce de Coco, esse último premiado em vários festivais por todo o mundo. Russas se tornou sede do Festival Brasileiro de Cinema do Vale do Jaguaribe.

No âmbito do ensino superior, o Campus da UFC, já tem um impacto considerável na dinâmica social local com a oferta de 5 cursos de graduação: Engenharia de Software, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica e Ciência da Computação.[14

Russas tem 215 anos (2016) e é uma das únicas cidades do sertãobrasileiro que originou-se de fortificação militar.[6] Localiza-se dentro do então território dos índios Potiguara, Paiacu, Tapairiu, Panati, Ico, Ariu.[7] A região começou a ser colonizada por Portugueses e seus descendentes oriundos da Bahia e Pernambuco em meados de 1690.[6][8]

Fonte:  Wikipédia a enciclopédia livre.

Fotos/Imagens: Arquivo Google


Nenhum comentário:

Postar um comentário