sábado, 3 de fevereiro de 2018

Conheça o Carnaval do Recife – História, Galo da Madrugada e camarotes

O turismo em Recife nunca seria o mesmo sem a magia e a tradição do carnaval dessa cidade histórica. Conheça os melhores destinos e pontos de interesse do carnaval pernambucano.


carnaval do Recife se intitula multicultural. Essa marca vem acompanhando a folia na cidade há muitos anos. Para o turista em Recife encontrará nas ruas da cidade blocos líricos cantando lindas marchinhas, e em outros pontos terá a chance de cantar e dançar sambas, rock, frevo, maracatu, música eletrônica e outros.


“Voltei Recife, foi a saudade que me trouxe pelos braços…”, é uma das trilhas mais executadas quando começa o carnaval na cidade. Frevo de um dos maiores compositores pernambucanos, Luís Bandeira, “Voltei, Recife” é imortalizada na voz de Alceu Valença, outro ídolo do estado.
E expressa bem o sentimento dos que visitam a cidade em busca do melhor carnaval: “sentir a embriaguez do frevo”. E certamente, o turista será envolvido pela atmosfera do carnaval do Recife.
Oficialmente a festa se inicia na sexta-feira de carnaval, ganha força no sábado com o Galo da Madrugada e segue até quarta-feira de cinza no fôlego daqueles foliões que não querem deixar a festa acabar.
Prepare sua sombrinha para pular no carnaval do Recife!

A Semana Pré-Carnavalesca

Nos dias que antecedem o reino de Momo locais importantes da cidade já abrem alas para festa. Anote essa dica no seu roteiro de viagem a Recife: bem nas entranhas do bairro do Recife Antigo, onde hoje acontece boa parte da folia, muitos blocos saem arrastando foliões.
Agremiações que nascem de brincadeiras dos funcionários das empresas na região. Eles se unem para confraternizar e pular ao som de orquestras de frevo. E quem estiver perto pode entrar no grupo, e marcar o passo(expressão típica para dizer “dançar o frevo”).
Nesse período muitos clubes na cidade promovem lindos bailes de carnaval. Resgatam as fantasias, que é condição sem a qual o folião não pode brincar. Quem estiver por aqui, poderá ir no Baile dos Artistas, Baile do Siri na Lata, Bal masqué, Baile Municipal e outros. Esses eventos são de muita descontração e puxados por incríveis atrações musicais.

A sexta-feira no Marco Zero

Completando a semana Pré, os foliões seguem para conferir a abertura oficial do carnaval do Recife na praça do Marco Zero. Nos últimos anos quem esteve por lá, pode presenciar imagens memoráveis.
O eterno Naná Vasconcelos (falecido) regia vários grupos de maracatu, uma espécie de celebração. Nesse ano coube o fantástico Lenine fazer as honras de convidar os foliões para festa

Num palco montado na praça do Marco Zero, várias estrelas da música pernambucana e brasileira, se reúnem para celebrar o frevo. Cantam as mais linda composições do gênero, e muitos de seus sucessos.
E durante os 4 dias seguintes, é no Marco Zero que poderá ver os melhores shows do carnaval multicultural.

O Sábado de Zé Pereira

“Ei pessoal, vem moçada. O Carnaval começa no Galo da Madrugada…” sim, chegou o dia do Galo!
No sábado de Zé Pereira (figura folclórica que é exaltada nos carnavais do Brasil) surge o Galo da Madrugada, bloco carnavalesco mais conhecido do mundo.
Ele nasceu nas ruas do Bairro de São José, importante área central do Recife. Um grupo de famílias no ano de 1978, é criaram um bloco de máscaras para brincar o carnaval do Recife. Pelas ruas estreitas do bairro, iam pulando ao som do frevo, como outros blocos da época.
Foi batizado por Galo da Madrugada, pois começa a brincadeira no raiar do sol, acordando os recifenses e seus convidados.
esse trajeto estão montados camarotes que são atração à parte. Com superestrutura esses camarotes também têm suas atrações, oferecem as melhores bebidas e comidas.
Nos camarotes certamente cruzará com uma celebridade da TV, cinema e teatro do país. Recheado de gente bonita e divertida, os camarotes do Galo da Madrugada já alcançaram o mesmo patamar: são os melhores do mundo.

Os polos descentralizados no carnaval do Recife

Passado o Galo da Madrugada não se “aperreie”, festa é que não vai faltar no carnaval do Recife. Chegou a hora de conhecer todo o lado multicultural da festa.
Nos bairros do centro como Santo Antônio, Boa Vista e São José poderá acompanhar atrações típicas, como desfiles de cabloquinhos, maracatu de baque virado, escolas de samba e outros.
A noite do carnaval do Recifeem Pernambuco é animação total. Monte um roteiro e acompanhe os mais diferentes shows, espalhados pelos palcos na área central. Comece na Praça do Arsenal, depois siga no Pátio de São Pedro, volte para o Marco Zero e complete a noite no Rec Beat evento que ocorre no Cais da Alfândega e oferece desde coco de roda a música eletrônica.

O turismo em Recife respira carnaval

Com o passar dos anos o bloco foi juntando mais e mais pessoas. De todo os lugares do Brasil e do mundo, foliões ajudaram o Galo da Madrugada a bater recordes de pessoas, ultrapassou a casa dos milhões.
O maior Bloco da Terra durante esses anos já mudou seu percurso, homenageou muitas pessoas importantes para história do estado e do país. Em anos recentes, honrou nomes de Luiz Gonzaga, Ariano Suassuna e Chico Science.
Atualmente o Galo da Madrugada é um evento bem mais robusto do que em seu início. Conta com vários trios-elétrico, cada um puxado por cantores famosos do país. Saem pela rua Imperial, seguem pela avenida Sul e tem apoteose na Dantas Barreto, evento bem similar ao que acontece nas ruas de Olinda durante o carnaval.

No Pátio do Terço não deixe de ver a Noite dos Tambores Silenciosos. Momento único para os que amam a cultura africana.
Também em outros bairros mais afastados do centro, terá carnaval. Vá conhecer o bairro da Várzea, Santo Amaro, Alto José do Pinho (onde rola a cena alternativa).

O Arrastão do Frevo

A Quarta-Feira de Cinzas chega, mas ninguém quer parar de brincar. Na praça do Marco Zero é onde acontece o desfecho (pelo menos oficial) da folia.
Atrações varam a madrugada e iniciam o dia de Cinzas com muita música e animação. Normalmente é Alceu Valença que não cede aos caprichos da quarta ingrata, e canta seus maiores sucessos.
E quando os shows no palco encerram, músicos de várias orquestras se unem e arrastam os resistentes foliões pelas ruas do Recife Antigo. O já tradicional “Arrastão do Frevo”

E aí, aguenta o pique? Fevereiro está chegando, planeje logo sua ida ao carnaval do Recife!
Conheça também toda a magia e a história do carnaval de Olinda.
Fonte:  Empetur

Nenhum comentário:

Postar um comentário