domingo, 18 de março de 2018

MARCO MAIA: PT NÃO PODE PERMITIR A PRISÃO DE LULA



"Defendemos que o PT deve envidar todos os esforços para evitar a prisão de nosso maior líder. Todas as medidas devem ser tomadas para não permitir a sua prisão. É preciso convocar o povo e a comunidade internacional para defender este que é o maior líder popular da história do Brasil", aponta nota da tendência Avante, do PT, capitaneada pelo deputado Marco Maia (PT-RS)

17 DE MARÇO DE 2018 ÀS 18:03 // INSCREVA-SE NA TV 247 Youtube


247 – "Defendemos que o PT deve envidar todos os esforços para evitar a prisão de nosso maior líder. Todas as medidas devem ser tomadas para não permitir a sua prisão. É preciso convocar o povo e a comunidade internacional para defender este que é o maior líder popular da história do Brasil", aponta nota da tendência Avante, do PT, capitaneada pelo deputado Marco Maia (PT-RS). Confira abaixo a íntegra

LULA NÃO PODE SER PRESO!

LULA NÃO PODE SE DEIXAR PRENDER!

A militância do PT organizada na Tendência interna Avante, reunida em plenária nacional em Salvador-BA, entende que levando em consideração o momento político que enfrentamos no Brasil, nosso partido precisa adotar posições claras e objetivas na defesa do Estado Democrático de Direito e da democracia.

Depois do golpe que interrompeu o exercício do mandato de nossa presidenta Dilma, a cada dia assistimos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros serem usurpados. 

O conluio entre os setores conservadores, a mídia e parcela significativa do judiciário, apoiados por interesses do grande capital internacional, tem levado a uma instabilidade política com consequências efetivas na vida e nos direitos dos cidadãos brasileiros.

Os movimentos políticos desses grupos têm dado provas concretas de estarem a serviço de interesses externos ao Brasil. Se submetem ao domínio e aos ditames dos EUA e dos capitais financeiros internacionais.

Não vivemos mais em um país democrático, com respeito às leis e à constituição. Esta ao contrário vem sendo desrespeitada e vilipendiada todos os dias, única e exclusivamente para atender aos interesses destes setores que se apossaram do Estado brasileiro para perpetuar um projeto de desmonte dos direitos sociais, civis e políticos do povo brasileiro.

Por isso, não podemos e não devemos nos submeter a decisões que não se encontram baseadas em pressupostos legais e constitucionais, aliás frutos da luta por direitos e por democracia. Lula não cometeu nenhum crime. Não há provas e elementos que justifiquem a existência de processo e muito menos tamanha condenação e perseguição, a não ser a vontade de afastá-lo da disputa eleitoral deste ano. Para tanto, mais uma vez, a lei esta sendo dilacerada. Nesse contexto, Lula não pode ser preso e muito menos podemos aceitar a sua condenação. Lula não pode ser preso e nem deixar-se prender. A luta é política, e por ser política deve ser encarada a partir dos pressupostos da política.

Defendemos que o PT deve envidar todos os esforços para evitar a prisão de nosso maior líder. Todas as medidas devem ser tomadas para não permitir a sua prisão. É preciso convocar o povo e a comunidade internacional para defender este que é o maior líder popular da história do Brasil.

Precisamos condenar qualquer iniciativa de naturalizar a prisão de lula e, para tanto, é tarefa de nossa direção e dos movimentos populares buscar a proteção de Lula, dentro ou fora do Brasil. Lula é o símbolo mais concreto da capacidade do povo de transformar a sua própria historia. E, portanto, é tarefa de todos nós proteger esta história e esta valorosa experiência de mudança radical da vida do povo.

A seara jurídica não dará guarida aos direitos de Lula, por isso, é preciso direcionar esse momento à esfera política nacional e internacional. Se o golpe conta com seus aliados do grande capital financista global, também as forças de esquerda tem seus parceiros na luta socialista. Por outro lado, no âmbito interno é preciso resgatar o lugar da política, buscando as alianças daqueles que compreendem a gravidade do momento.

Entendamos que a prisão, como lugar do exercício do controle e do poder punitivo do Estado, invisibilizará Lula e servirá ao espetáculo midiático de execração e de morte simbólica da ascensão do povo ao poder . Não podemos permitir isso, esse ato afetará o âmago do projeto de poder popular.

À luta companheir@s!

Salvador, 17 de março de 2018.

Avante - Tendência interna do PT

Fonte: Brasil  247

Nenhum comentário:

Postar um comentário