quinta-feira, 12 de abril de 2018

VOCÊ FALA DEMAIS?





Conseguir equilíbrio na forma de transmitir uma mensagem é fundamental para obter êxito no mercado de trabalho
10/04/2018
A comunicação no mundo corporativo é um ponto fundamental, tanto para desenvolver relacionamentos, quanto para ter uma boa produtividade. No entanto, muitas pessoas extrapolam, chegando, por vezes, a causar incômodos aos colegas de equipe. Levando em conta essa realidade, o Nube – Núcleo Brasileiro de Estágios fez um estudo com o seguinte questionamento: “Como você lida com quem fala demais no ambiente profissional?”. O resultado apontou a necessidade de maior empatia.

O levantamento ocorreu em todo o Brasil, entre 12 e 23 de março, com 44.938 jovens de 15 a 26 anos. A grande maioria, 60,39%, ou seja, 27.138 participantes, revelou: “eu escuto e vou antecipando os fatos para ganhar tempo”. Segundo a analista de treinamento do Nube, Jéssica Ferreira, essa não é uma postura recomendada. “É preciso ouvir e entender exatamente o contexto da mensagem. Se adiantar impede a percepção de detalhes da conversa estabelecida, resultando na perda de informações relevantes”, explica. Portanto, o ideal é observar com atenção, para assim resolver até mesmo conflitos, ou sanar as dificuldades em questão.

Já 35,01% (15.731) disseram: “eu sempre sou paciente e venço a pessoa pelo cansaço: quando para de falar eu começo”. De acordo com a especialista, ter calma é importante, contudo, muito além de ganhar pela exaustão, é essencial criar uma relação de confiança entre receptor e emissor. Entretanto, no caminho oposto, 3,42% (1.538) se posicionaram: “não tenho paciência. Sempre corto a pessoa no meio da fala”. Essa perda de tranquilidade aparece de diversas formas: pelo tom de voz, postura corporal, uso de linguagem inapropriada, entre outros. Por isso, é válido tomar muito cuidado para não ofender ao outro. “Ao perceber o aborrecimento e se ver à beira de uma ação inadequada, o melhor é fazer uma pausa, respirar e depois retomar o contato. Pequenas rupturas podem gerar grandes desgastes”, enfatiza Jéssica.

Por fim, 1,18% (531) afirmaram: “eu falo demais e isso até mesmo me cansa”. Para esses, a dica é pensar antes de qualquer coisa. “Na comunicação, existem três coisas a serem levadas em consideração: o objetivo, o público-alvo e o canal. Logo, se possível, crie um roteiro, com foco nesses três pontos, de modo a não ser prolixo e cansativo”, recomenda a analista.

De maneira geral, vale a pena avaliar a linguagem usada, pois gírias e erros de português transmitem uma imagem negativa. “Então, dedicar-se à leitura é fundamental, pois o hábito enriquece o vocabulário e traz um leque grande de conteúdo”, finaliza. Exercitar a empatia, escutar as pessoas e ser um agente solucionador de problemas, certamente, trará maior sucesso profissional.

Fonte: Jéssica Ferreira, analista de treinamento do Nube
Pesquisa: pesquisa revela como jovens agem com quem fala demais
 

Sobre o Nube
Desde 1998 no mercado, o Nube oferece vagas de estágio e aprendizagem em todo o país. Possui mais de 7.500 empresas clientes, 14 mil instituições de ensino conveniadas no Brasil e já colocou mais de 800 mil pessoas no mercado de trabalho. Também administra toda a parte legal e realiza o acompanhamento do estagiário e aprendiz por meio de relatórios de atividades.
 
Anualmente, são realizadas 11 milhões de ligações, enviados 3,2 milhões de SMS e encaminhados 750 mil candidatos. O banco de dados conta com 4,5 milhões de jovens cadastrados e todos podem concorrer às milhares de oportunidades oferecidas mensalmente Para facilitar a vida dos cadastrados, foi desenvolvido um aplicativo no Facebook para publicação das vagas.
 
O Nube também está presente nas principais redes sociais TwitterGoogle+, Linkedin Youtube. Com a TV Nube, oferece conteúdos voltados à empregabilidade, dicas de processos seletivos, currículos, formação profissional, entre outros. O cadastro é gratuito e pode ser feito no site www.nube.com.br.
 
 
CONTATO:
Informações para a imprensa:
Região Metropolitana de São Paulo: [11] 3524.3333 / [11] 3154-7635 / [11] 3154.7664 / [11] 3514-9368
Outras cidades do Brasil: 3004-6295 (não é necessário colocar DDD)

Mauro de Oliveira - Diretor de Comunicação
(11) 99978-9216 / (11) 99774-1240

ou

Cláudia Giannoni, Layane Bittencourt, Vinícius Lima

imprensa@nube.com.br
Website: www.nube.com.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário