segunda-feira, 21 de maio de 2018

Nova parceria na reciclagem de papelcartão



Ibema conta agora com a startup Boomera, especializada na reciclagem de resíduos
 
Nova parceira da Ibema, a startup Boomera trabalha em conjunto com 200 cooperativas de coleta de resíduos sólidos em 17 estados do Brasil. Desde 2011, a empresa atua no desenvolvimento de soluções tecnológicas para viabilizar a reciclagem de resíduos mais complexos – como fraldas descartáveis e cápsulas de café expresso.
 
Para desenvolver um novo produto com base em fibras pós consumo (PCF – Post Consumer Fibers), a Ibema vai comprar as aparas de papelcartão coletadas por cooperativas de catadores de lixo. “Durante a produção do papelcartão, essas aparas vão para uma espécie de liquidificador e passam por um tratamento químico para compor o novo produto”, explica Fabiane.
 
A Boomera também atua na redução dos gargalos que existem para a reciclagem no Brasil, relacionadas à operação de logística reversa, como detalha o responsável pela comunicação da empresa, Wendel Santos. “Era comum que as cooperativas vendessem os materiais coletados para intermediários, que os revendiam para indústrias. Mas, neste processo, a qualidade caia muito, como também a renda do cooperado – que é a pessoa que faz a coleta e está na ponta da cadeia. Assim o tempo para o material chegar à indústria e o custo final eram maiores”, explica.
           
Com a parceria, a Ibema consegue obter a matéria-prima para a reciclagem com mais agilidade e qualidade, além de poder contar com o know-how da Boomera na busca de cooperativas, que recebem treinamentos e intervenções para garantir saúde e segurança de trabalho aos seus cooperados. “Doamos equipamentos, como prensas, esteiras e EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), sem cobrar nada das cooperativas. Nosso trabalho é fazer a conexão entre elas e a indústria, contribuindo para melhorar a eficiência da cadeia produtiva”, diz Wendel.
 
Segundo o presidente da Ibema, Nilton Saraiva, a parceria é benéfica para todo setor. “Com o trabalho da Boomera, a seleção correta do material para reciclagem é garantida e sabemos que as cooperativas que nos atendem realizam o trabalho de maneira adequada, garantindo a segurança, saúde e desenvolvimento dos recicladores”, completa.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário