segunda-feira, 25 de junho de 2018

A importância da atenção Plena com Crianças




Ensinar os filhos a administrar as dificuldades não é tarefa fácil para nenhum pai ou mãe. Lidar com as frustrações, com as decepções não é fácil para os adultos e muito mais difícil para as crianças. Uma ferramenta que pode ajudar nesse aprendizado é a Atenção Plena, também conhecida como Mindfulness.  Ela deve ser executada junto com as crianças, de forma que eles aprendam com adultos como sintonizarem seus pensamentos e estarem conscientes de suas atitudes.





 
Segundo Sarah Silverton, autora de A Revolução Mindfulness (Editora Alaúde), o Mindfulness é uma ferramenta poderosa para driblar a ansiedade e o estresse causado por diversos fatores externos. Pensando nisso, gostaríamos de sugerir um exercício para crianças no qual elas irão aprender a prestar atenção à respiração e a perceberem que respiram mesmo quando não estão conscientes disso.


 
Veja abaixo a sugestão de exercício que além de ajudar na conscientização da respiração pode também ser uma excelente ferramenta para a acalmar as crianças em momentos críticos:


 
Exercício – Sintonizar a Respiração


 
  1. Escolha um número que a criança consiga manejar com facilidade (por exemplo 3, 5 ou 8)
  1. Com as mãos na barriga, a criança deve contar ate o numero combinado durante a expiração, concentrando-se na respiração e na barriga. Uma alternativa é você contar para ela.

  1. Quando o número for alcançando, comece de novo.
  1. Quando a criança se acostumar com a prática, ela começará a perceber quando a mente vaga; portanto, uma evolução desta pratica é voltar para o numero 1 toda vez que a mente vagar.

Se for feito por um período breve, este exercício é divertido e excelente para acalmar as crianças.
 
Obs.: A respiração esta sempre lá, seja ela ou não o foco de nossa atenção. O mesmo principio pode ser ensinado com bolhas de sabão ou um dente-de-leão, desde que a criança tenha idade suficiente para controlar a própria respiração


Abraços,


Giovana Luna

Nenhum comentário:

Postar um comentário