Uma ação
conjunta envolvendo a Secretaria de Finanças e a Ouvidoria Geral do Paulista pretende
fechar o cerco aos prestadores de serviços instalados no município que não
estão emitindo nota fiscal eletrônica. Graças à parceria, as pessoas que
contratarem determinado tipo de serviço e não receberem o documento podem
registrar denúncia no site da prefeitura, no endereço www.paulista.pe.gov.br, na opção
Ouvidoria. O registro da queixa vai ajudar o governo local a evitar casos de
sonegação de impostos na cidade – recursos que poderiam ser revertidos na
melhoria da qualidade de vida da população.
Assim que a denúncia
for registrada, os funcionários da Ouvidoria Geral analisam o caso e encaminham
as informações para os auditores fiscais da Secretaria de Finanças. É neste
departamento que a investigação terá início. Quando o prestador de serviço/estabelecimento
comercial for inspecionado e, de fato, estiver desobedecendo à legislação
tributária poderá ser aplicada uma multa que varia de R$ 1 mil a R$ 5 mil. Além
disso, o denunciado pode responder junto à Justiça pelo crime de sonegação
fiscal. Oficinas, escolas, academias e consultórios médicos são alguns dos
segmentos comerciais que devem emitir a nota eletrônica.
A orientação
dos profissionais da Prefeitura do Paulista à população é de que, no ato da
contratação de determinado serviço, seja solicitada a nota fiscal. Vale
ressaltar que apenas os profissionais autônomos e os microempreendedores estão
isentos da emissão da nota fiscal eletrônica. O prestador de serviço poderá
emitir a nota, através da página oficial da prefeitura, na aba Serviços, no
link “Nota Fiscal”
Em caso de dúvidas, a população pode se
dirigir à Secretaria Municipal de Finanças, que fica na Av. Marechal Floriano
Peixoto, s/n, Centro. O setor fica próximo à Prontoclínica Torres Galvão (PTG).
O atendimento acontece de segunda a sexta, das 7h30 às 13h30.
Enviado pela assessoria de Imprensa - via E-mail
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