sexta-feira, 1 de maio de 2015

MERCADO EUFRÁSIO BARBOSA SERÁ REQUALIFICADO

Equipamento se transformará em centro de arte popular ao custo de R$ 13 milhões

30/04/2015 20:03 - Rodrigo Passos, da Folha de Pernambuco

 
Wagner Ramos/Divulgação

Ordem de serviço foi assinada no Palácio do Governo

 

Em 12 meses, o Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda, vai ser entregue totalmente requalificado à população. O governador Paulo Câmara assinou, nesta quinta-feira (30), no Palácio do Campo das Princesas, a ordem de serviço para a realização da obra, que vai custar pouco mais de R$ 13 milhões, recursos provenientes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

 

Além de resgatar e preservar o valor histórico do espaço, que é tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a requalificação vai garantir a inserção de equipamentos para a promoção de interatividade com os visitantes. Para isso, o prédio terá nove salas para exposições e um setor de educação e pesquisa, que vai contar com sala multiuso, biblioteca e oficinas, além de área para lazer e serviço.

 

“É uma obra de restauração, que sempre é mais complexa, principalmente envolvendo um patrimônio histórico como esse. Mas esperamos concluir dentro do prazo e entregar mais um atrativo à população. Olinda está cada vez sendo mais preservada, com seu patrimônio histórico riquíssimo. Temos que manter esse patrimônio não apenas para agora, mas para as futuras gerações”, afirmou o governador.

 

O Secretário de Turismo, Esporte e Lazer do Estado, Felipe Carreras, ressaltou a importância do mercado como equipamento cultural de relevância turística. “É uma reforma que vai transformar o Eufrásio Barbosa, que faz parte da história de Olinda e de Pernambuco, mercado que já foi primeira casa de alfândega do Estado, uma fábrica de doces, mercado público e agora será transformado em um grande Centro de Cultura Popular”, pontuou.

 

Abandonado há anos, o Mercado Eufrásio Barbosa atualmente está interditado. As atividades serão iniciadas com uma pesquisa arqueológica na área, para identificar sinais originais, já que ao longo dos anos várias intervenções foram realizadas, e depois seguirá para a parte estrutural. “Nós ouvimos as críticas, fizemos várias audiências públicas para aperfeiçoar o projeto, por isso foi um trabalho longo. Vai ser muito importante para a movimentação da economia da cidade de Olinda”, comemorou o prefeito Renildo Calheiros.

 

Fonte: Folha de PE - Cotidiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário