por
Tânia Passos
Idealizada há pelo menos 30 anos, a Via
Metropolitana Norte começa a sair do papel diferente do que havia sido
planejada inicialmente, mas trazendo nova perspectiva de mobilidade para os
bairros de Maria Farinha, Pau Amarelo e Janga, em Paulista, e de Rio Doce,
Jardim Atlântico e Jardim Fragoso, em Olinda. Quem sair de Paulista para o
Recife, por exemplo, não terá que passar por dentro de Olinda.
Já os moradores da Zona Norte de Olinda poderão ir
ao Aeroporto Internacional dos Guararapes sem precisar passar pela Avenida
Agamenon Magalhães. A nova via, prevista no Plano Diretor de Transporte Urbano
(PDTU), complementa-se à 2ª perimetral, totalizando 10,1 km. O processo de
licitação das obras viárias foi iniciado em março, mas os serviços devem
começar no segundo semestre, com prazo de 24 meses e custo de R$ 126 milhões
pelo PAC Mobilidade.
O canal por onde passa o Rio Fragoso, em Olinda,
será alargado em até 45 metros. As duas marginais terão 10,5 metros de largura
com três faixas de rolamento cada, além de faixa exclusiva de ônibus, ciclovia
e calçada. O sistema contará com quatro pontes e um viaduto que passará por
cima do Terminal Integrado da PE-15 para se ligar à 2ª perimetral. “Essa via
era um planejamento de longo prazo”, detalhou o presidente da Companhia
Estadual de Habitação (Cehab), Flávio Figueiredo.
O órgão está responsável pelo alargamento e o
revestimento do canal e a construção de habitacionais para famílias que terão casas
desapropriadas. Até agora, 2,3 km do canal foram revestidos. “As obras serão
feitas paralelamente ao revestimento do canal pela Secretaria das Cidades”.
“A via é importante para toda a região Norte.
Permitirá a retirada do fluxo, que hoje passa pela Avenida Getúlio Vargas
(Olinda) e poderá seguir pela PE-15 e a 2ª perimetral”, explicou o secretário
de Trânsito de Olinda, Oswaldo Lima Neto.
A ideia original previa uma via paralela à PE-15
fazendo a ligação de Paulista a Abreu e Lima. A ligação passou a ser entre
Paulista e Olinda. “As cidades mudam e esse projeto terá papel fundamental na
urbanização e na passagem de tráfego”, destacou a engenheira Regilma Souza, que
participou da elaboração do PDTU.
Perimetral
A 2ª perimetral terá o edital do projeto executivo e das obras lançado no fim de julho. De acordo com o secretário de Infraestrutura e Serviços do Recife, Nilton Mota, as obras deverão ser iniciadas no início de 2014. “A licitação será para as perimetrais 2 e 3 e ainda para a radial Sul”, afirmou.
Perimetral
A 2ª perimetral terá o edital do projeto executivo e das obras lançado no fim de julho. De acordo com o secretário de Infraestrutura e Serviços do Recife, Nilton Mota, as obras deverão ser iniciadas no início de 2014. “A licitação será para as perimetrais 2 e 3 e ainda para a radial Sul”, afirmou.
Saiba mais
6,1 km de extensão de via
4 km da triplicação da 2ª perimetral
10,5 metros é a largura de cada uma das vias
marginais
4 pontes
1 viaduto (sobre o Terminal da PE-15)
1 ciclofaixa
1 faixa exclusiva de ônibus 6 km de canal serão
revestidos
2,3 km já foram revestidos
45 metros de extensão será o alargamento do canal
2 mil famílias serão desapropriadas ao longo do Rio
Fragoso
6 bairros serão beneficiados diretamente pela via
2015 é a estimativa de entrega da obra
24 meses é o tempo de execução da obra (iniciada em
maio de 2013)
R$ 126 milhões é o custo do sistema viário da
Metropolitana
Fonte: Secretaria das Cidades
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viárias,Olinda,paulista
Fonte: blog mobilidade urbana-pernambuco.com - Diário de Pernambuco.
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