sexta-feira, 24 de abril de 2015

CARTA DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DE PERNAMBUCO


Os Secretários e as Secretárias Municipais de Saúde do Estado de Pernambuco reunidos no VII Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de PE e 62º Encontro de Secretários Municipais de Saúde de Pernambuco, no período de 15 a 17 de Abril de 2015, na cidade de Pesqueira, apresentam um conjunto de preocupações, desafios e compromissos para que o Sistema Único de Saúde (SUS) seja de fato o que a Constituição determina e o povo tem direito e quer: um sistema público de saúde qualificado, universal, integral e equânime e sob o controle popular. A Carta de Pesqueira define que:

 

a)              O Projeto de Emenda Constitucional 451, que tramita atualmente no Congresso Nacional, é um retrocesso inominável ao direito à saúde, uma volta à segmentação social da época da ditadura;

 

b)              Repudia o projeto de lei 4330/04 que tramita na Câmara dos Deputados, alterando as relações de trabalho com terceirizações nas atividades fins. Afirma que este PL afetará o desempenho dos serviços de saúde, precarizará ainda mais o processo de trabalho e aumento da ocorrência de acidentes e mortes no trabalho.

 

c)              É contra o Decreto Legislativo 33/2015: apresentado pelos senadores Cassio Cunha Lima e Aloysio Nunes, tem como objetivo invalidar o termo de cooperação firmado pelo Ministério da Saúde com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), que garante a participação de médicos cubanos no Programa Mais Médicos.

 

d)              Chama atenção sobre o subfinanciamento do setor público da saúde;

 

e)              Apresenta o centralismo e o processo burocrático do Ministério da Saúde, cobra maior participação do Governo Estadual no financiamento da Saúde e tem uma grande preocupação com a judicialização da saúde.

 

Os Secretários Municipais de Saúde de Pernambuco ainda apresentaram os avanços da gestão municipal da saúde, bem como as alternativas para continuar avançando na construção do SUS.

 

Este documento será distribuído para AMUPE, CONGRESSO NACIONAL, MINISTÉRIO DA SAÚDE, SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE, MINISTÉRIO PÚBLICO, CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE E CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE, PRESIDÊNCIA DA REPÚLICA E IMPRENSA.

 

Alberto Lima – SMS PAULISTA (81) 8788.5077

 

Vice-presidente do Cosems da I Regional da Saúde  


Contatos 

 

Gessyanne Vale  Paulino    - SMS   de Jaboatão dos Guararapes

 

Presidente do COSEMS-PE FONE (81) 9656.5581

 

Lúcia Cristina Giesta Soares  - SMS de Petrolina

 

Vice Presidente do COSEMS-PE (87) 8806.0806

 

Enviado  via E-mail

Nenhum comentário:

Postar um comentário