quarta-feira, 6 de maio de 2015

Pequenas e micro empresas são foco da Movexpo 2015

 

Será realizada de 19 a 22 de maio, no Centro de Convenções de Pernambuco, a Movexpo – Feira Nacional de Móveis para a Região Norte/Nordeste. A feira criada em 2005 cresceu e também foi cenário de desenvolvimento para micro e pequenas empresas do setor.

 

Na primeira edição, sete micro e pequenas empresas participaram da feira e, com o apoio do Sebrae, se desenvolveram. Nesta sexta edição, o Sebrae apoia a participação de dez micro e pequenos fabricantes.

 

Para muitos deles, esse é o caminho para a capacitação e desenvolvimento no mercado. A Movexpo é realizada pelo Sindicato das Indústrias de Móveis de Pernambuco (Sindmóveis), com promoção da Reed Exhibitions Alcantara Machado.

 

De acordo com o presidente do Sindmóveis, Vikentios Kakakis, o papel do Sebrae no apoio da realização da Movexpo, desde o inicio, foi fundamental para o crescimento das pequenas empresas do setor moveleiro.

 

“Diversas empresas que se apresentaram nas primeiras edições da Movexpo hoje já são de maior porte, sendo consideradas médias empresas. Elas cresceram em porte, produção, adquiriram novas tecnologias e criaram centenas de empregos, principalmente no interior do estado”, diz.

Para ele, a Movexpo tem cumprido seu papel de colocar em contato o fabricante com o varejista do setor, dando oportunidades iguais para micro, pequenos, médios e grandes fabricantes.

 

Um exemplo de empresa que se desenvolveu nesse contexto é a Estofados Cesar. O diretor Elias Cesar Correia conta que empresa foi criada em 1991, produzindo estofados, e os produtos eram vendidos na periferia do Recife.

 

O lucro era reaplicado no negócio. “Então, a demanda aumentou e aumentamos a produção, mas sem conhecimento. Através do Sindmóveis, chegamos ao Sebrae, a quem devemos parte do nosso sucesso. Tentamos absorver conhecimento e transformá-lo em mais competitividade. Nas capacitações surgiram novos horizontes”, lembra Elias Cesar.

 

Na busca de oportunidades, a empresa deixou de produzir estofados e começou a fabricar espumas utilizadas na produção de colchões, quebrando paradigmas. Atualmente, os principais produtos da Estofados Cesar são camas e Box.

 

Segundo Elias Cesar, a participação na Movexpo também foi fundamental para o desenvolvimento da empresa. “Com a Movexpo, a gente fica no mesmo nível que as empresas de outros estados.

 

Podemos observar a evolução dos micro e pequenos expositores através dos estandes, que vão ficando maiores e mais bonitos com o tempo”. A Estofados Cesar começou como empresa de fundo de quintal, hoje é uma empresa de médio porte e está construindo uma nova fábrica no Polo Moveleiro de Pombos, no interior de Pernambuco.


Fonte: JC Online  - fotos arquivo Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário