Situação precária desespera aqueles que utilizam ônibus e metrôs diariamente
Publicado em 17/06/2015, às 12h37
Do JC Online
Situação do transporte público é receita certa para acidentes
Foto: Acervo/JC Imagem
Ônibus com atrasos,
superlotação e insegurança, um sistema de metrô que sofre panes
constantes e milhares de pessoas que dependem do transporte público sem
mobilidade. Os passageiros têm a sensação de que a situação do
transporte público do Recife e Região Metropolitana só faz piorar.
Notícias relacionadas à péssima qualidade oferecida pelo serviço se
multiplicam, desesperando aqueles que utilizam ônibus e metrôs
diariamente.
A situação é ainda mais precária em dias
de chuva, quando os terminais ficam cheios de água e esgoto, e nos dias
de jogos, ocasiões nas quais o metrô sofre com a falta de segurança e a
baderna provocada por alguns torcedores exaltados. Os acidentes que
vitimaram os estudantes universitários Camila Mirele Pires, 18 anos, e
Harlynton Lima dos Santos, 20 anos, são um reflexo dessa receita
perigosa no qual se transformou transporte público e pouco se vê para
melhorar o caos instaurado.
Nos TIs, rotina de suplício e de superlotação
Foto: Gaby Martins/Via Comuniq
Milhares de passageiros ainda enfrentam o
suplício da superlotação, principalmente nos principais terminais
integrados da Região Metropolitana. No Barro, também na Zona Oeste, o
movimento é intenso durante os horários de pico da manhã e da noite. No
início do dia, fiscais do Grande Recife podem ser vistos controlando a
entrada de passageiros nos veículos. Eles, de fato, impedem que as
pessoas saiam penduradas nos coletivos ou que as filas para a entrada se
transformem em "vale tudo". "Basta dar 8h que eles somem daqui. E o
movimento ainda é grande nesse horário", relata a auxiliar de serviços
gerais Lia Natália.
No TI da Macaxeira, na Zona Norte da
capital, o mesmo esquema de fiscalização garante embarques menos
tumultuados nos ônibus. Mas as reclamações relativas é oferta de
veículos e aos horários continuam. "A gente chega a esperar 40 minutos.
Dentro de um terminal isso é muito tempo. Eu não vejo a situação do
transporte público melhorar", alerta o pedreiro Heleno de Souza, que usa
o terminal da Macaxeira para ir ao Centro do Recife.
MPPE cobra finalização de serviços
Foto: Guga Matos/JC Imagem
A falta de conclusão do Sistema de
Transporte Público de Passageiros (STPP) da Região Metropolitana do
Recife é responsável por vários problemas do serviço, como a
superlotação. A avaliação é do promotor de Transporte do Ministério
Público de Pernambuco (MPPE), Humberto Granja, que vai cobrar do Grande
Recife Consórcio um cronograma de execução de terminais integrados
projetado, corredores exclusivos e sistema de monitoramento entre
outras. "Sabemos que os motoristas vivem sob estresse, mas isso não é
justificativa para tratar mal o usuário. Não é justo jogar a
responsabilidade para os passageiros", declara a presidente da Federação
dos Usuários de Transporte de Passageiros, Renilda Silva.
Dia de jogo e pânico
Foto: Sindmetro-PE/Divulgação
O Terminal Integrado da Rodoviária já
foi palco de muitos confrontos entre torcidas em dias de clássicos
pernambucanos. Alvirrubros, rubro-negros e tricolores brigam, com
direito a troca de pedradas, causando um grande tumulto. A Polícia
Militar e o Metrorec usam spray de pimenta e balas de borracha dentro da
estação Rodoviária na tentativa de controlar os exaltados. O
corre-corre fica intenso e a demora dos trens, muitas vezes, supera os
40 minutos.
BRT pernambucano não é BRT
Foto: Acervo/ JC Imagem
Arquiteto, urbanista e, principalmente, o
criador do sistema BRT (Bus Rapid Transit), Jaime Lerner foi enfático
ao afirmar que o BRT pernambucano, o Via Livre, não pode ser considerado
um sistema de BRT devido às lacunas deixadas no projeto. “Um sistema
que tem intervalos superiores a 10 minutos e anda em tráfego misto não é
um BRT”, disse. Lerner foi além. Criticou a opção pelas faixas
exclusivas, a insistência pelo metrô devido ao custo e a demora de
implantação e a demagogia dos gestores públicos para executar projetos
que priorizem o transporte público. “Faixa pintada não é prioridade ao
transporte público. É o começo, mas não o fim. O mais importante é a
rede de transporte, não o corredor. E mesmo assim, no Brasil se leva
muito tempo para fazer uma faixa pintada. Parece que não se quer fazer
.
Morre estudante arremessado por ônibus no Cais de Santa Rita
Foto: Reprodução / Facebook
Morreu no Centro de Terapia Intensiva do
Hospital Português o universitário Harlynton Lima dos Santos, 20 anos,
arremessado de um ônibus no terminal do Cais de Santa Rita, na área
central do Recife, na noite desta segunda-feira (15). O pai do estudante
de biologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Jocely
Ferreira dos Santos, 45 anos, contou que o filho bateu na porta de
embarque do ônibus, mas o motorista não abriu. Insistindo, ele se
segurou na porta e continuou batendo, o condutor do coletivo então deu
partida no veículo. Na curva para sair do terminal, o estudante não
conseguiu mais se segurar e foi arremessado, batendo no gradeado. O
condutor do coletivo da empresa Vera Cruz, que fazia a linha Imip
/Tancredo Neves, tentou fugir, mas foi seguido por uma viatura da
Polícia Militar até a garagem da empresa.
Estudante morre após cair de ônibus na BR-101
Foto: Reprodução/Facebook
Uma estudante de biomedicina da
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) morreu por volta das 19h do
dia 8 de maio, após cair de um ônibus na BR-101, no bairro da Cidade
Universitária, na Zona Oeste. Camila Mirele Pires da Silva, 18 anos,
viajava no coletivo da linha Barro/Macaxeira, quando a porta do ônibus
se abriu, arremessando a jovem o veículo. A universitária ainda chegou a
ser socorrida e levada para o Hospital Getúlio Vargas, no Cordeiro,
também na Zona Oeste, mas não resistiu aos ferimentos.
Fonte: Jornal do Comercio
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