segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Turismo: Conheça o litoral norte de Pernambuco ( I ) - praia do Janga



Fotos:  Arquivo Google

Ao se passar pela ponte que separa as cidades de Olinda e Paulista, basta olhar à direita para se ver um imagem de Iemanjá recepcionando e abençoando a todos, e à esquerda o manguezal que se estende por quilômetros rio adentro. O início da praia do Janga é conhecido como "Enseadinha": no local, até hoje existe um vila de pescadores. A praia do Janga é um importante ponto de encontro de grupos de cultura popular, como cirandeiras, maracatus, rodas de capoeira e outras manifestações populares que se apresentam no calçadão nos fins de semana.




Na orla do Janga, que se estende por cerca de 4 quilômetros, existem quiosques de água de coco e bares onde são servidos pratos preparados à base de frutos do mar, além de ser um ponto de encontro dos moradores, que, no início da manhã e nos fins de tarde, fazem caminhada e batem um bom papo no local. O mar do janga é calmo e tranquilo, proporcionando um banho de mar agradável. Na praia, são praticados esportes típicos de praia, como o vôlei, o futebol, o frescobol, além de esportes náuticos como pesca submarina, surfe, windsurf, caiaque etc. Durante todo o ano, existem vários eventos que são realizados na orla, como shows e feiras de artesanato. Nos fins de ano, os moradores instalam várias tendas em toda extensão do calçadão para confraternizar com os familiares e amigos, e receber o novo ano que entra.



Nos últimos anos, o avanço do mar estreitou a faixa de areia e, em alguns trechos, existe uma faixa muito curta de areia. Foram criados diques de contenção que ficam a aproximadamente 100 metros da areia, para diminuir o impacto das ondas na orla. Essa obra foi o ponto inicial da revitalização e urbanização da orla do Janga.


Acessos


1.   O acesso pode ser feito através de Olinda pela Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcanti.


2.   Outra forma de chegar ao Janga é via Paulista, através das rodovias PE-15, PE-22 e PE-01. Para tal, basta seguir as placas indicativas em direção à região das praias
 

Fonte: Wikipedia


Nenhum comentário:

Postar um comentário