terça-feira, 20 de junho de 2017

Amanda Peter - Bastidores da Dublagem


Resultado de imagem para dubladora amanda peterSe você assiste a filmes dublados e quer saber mais sobre como o universo “por trás das câmeras/por trás dos microfones” funciona, veja estas dicas de Amanda Peter, dubladora brasileira que mora em Hollywood. 
1-    Amanda, para quem não sabe, o que é e qual é a funcão do dublador? 

Dublador é a definição de um ator que empresta sua voz à um personagem de televisão ou cinema, ou que atua como narrador de uma história ou documentário. O dublador de um filme, novela ou desenho animado, por exemplo, atua em uma língua diferente da original do projeto. Ou seja, os dubladores brasileiros atuam em português e, no processo de edição, as vozes dos atores originais do projeto (normalmente em inglês) são substituidas pelas vozes dos atores brasileiros, fazendo possível que a audiência que fala português entenda o que está acontecendo na trama.  Um dublador é primeiramente um ator profissional, especializado em dublagem, ou seja, que além de transmitir as emoções necessárias ao personagem, também tem noção de tempo e sincronização, compreensão e adaptação simultânea do script e segue direções e comandas. 

2-    Você dubla personagens de diferentes faixas etárias. Já dublou crianças, adolescentes e adultos. Que técnica é usada para adaptar a voz a cada personagem? 

Para dar voz aos personagens tão distintos, a dica é ter conhecimento do seu instrumento, ou seja, de sua anatomia e tipo de voz. Aulas de canto e de voz para atores também ajudam. Personagens mais jovens têm a voz mais aguda, enquanto personagens mais velhos têm a voz mais grave. Com esse fato e o conhecimento de seu instrumento, é possível - com treino - chegar ao resultado esperado ou próximo dele, já que depois de gravada, a voz passa por um processo de pós edição que pode mudar o timbre da voz para aperfeiçoá-la. 
3-    O que gostaria de dizer para quem pensa em seguir carreira como dublador? 

Vá em frente! O ramo de dublagem só tem a crescer e é um trabalho prazeroso, criativo e desafiador. É importante lembrar que antes de tudo deve ser um ator experiente, então a base realmente depende de aulas de interpretação e experiência prática em teatro ou câmera. Para se especializar em dublagem, primeiramente estude o seu instrumento vocal, e depois o ponha em prática. Treinos de dicção e neutralização de sotaques são essenciais. Se necessário, consulte uma fonoaudióloga. Boa sorte!  

4-    Como funciona o processo de audição e selecão do ator para um personagem? 

Primeiramente, o diretor de elenco analisará seu tipo de voz, personalidade e tipo físico, porém é importante que você já tenha conhecimento sobre estes aspectos para saber quais personagens são mais adequados para você antes de ir à um teste. Diferente do teatro, na dublagem os atores tendem a interpretar personagens mais parecidos com eles na vida real. Por exemplo, se você é uma pessoa meiga e sensível e sua voz reflete sua personalidade, será mais convincente que você duble um mocinho ou mocinha do que um vilão de novela. Apesar disso, a seleção de atores para dublagem é muito mais flexível do que para filmes, já que no fim do dia a voz é o que mais importa e, se o ator souber adaptá-la, poderá interpretar diferentes personagens. Sabia que a maioria das crianças de um desenho animado são dubladas por mulheres? Ou seja, pelo fato de que crianças têm voz aguda, mulheres adultas dublando um menino de 7 anos são mais convincentes do que homens adultos dublando o mesmo. Fiquem ligados da próxima vez que assistir aos Simpsons ou Pokémon! 

5-    Amanda, depois de ter dublado tantas novelas e filmes como A Incrível Jessica James e O Melhor Momento, qual é seu maior desafio como dubladora? 

Acho que meu maior desafio é o começo de cada projeto, pois é o momento em que devo fazer a análise completa do personagem e decidir como incorporar sua personalidade, modo de se expresar, pausas e timbres na voz que usarei para dublá-lo e manter a mesma voz com os aspectos escolhidos em todos os dias de gravação, o que é desafiador pois a maioria das novelas têm quase 200 episodios. 
 
 
 

Imagens relacionadas

Amanda Peter
Divulgação
baixar em alta resolução



Estrela Comunicação
Fernanda Spagnuolo
Tel.: (11) 2645-3559


Nenhum comentário:

Postar um comentário