quinta-feira, 12 de julho de 2018

Futebol e vida, alguma semelhança???



                                         ( vídeo/imagens - arquivo youtube)

 Alguns termos são relevantes quando fazemos tal comparação,mas já de cara afirmo que futebol e vida são semelhantes sim! Pois em ambos o indivíduo está em busca de vitórias. No futebol o indivíduo quer conquistas, títulos, títulos e títulos...troféus... e muitas vitórias. Na vida, o indivíduo também está em busca de vitórias...                                                          * Por Vastí Morais



         Já que é tempo de copa que tal aproveitarmos e refletirmos sobre isso?

         Alguns termos são relevantes quando fazemos tal comparação,mas já de cara afirmo que futebol e vida são semelhantes sim! Pois em ambos o indivíduo está em busca de vitórias. No futebol o indivíduo quer conquistas, títulos, títulos e títulos...troféus... e muitas vitórias. Na vida, o indivíduo também está em busca de vitórias, como, a primeira namorada(o), o primeiro emprego, a casa própria, o carro, realizaçãó profissional, até mesmo as roupas e perfumes podem significar os troféus e títulos alcançados na vida, para complementar a tal felicidade. Em ambos precisa ter dedicação, disciplina, respeito, e acima de tudo compreender que ninguém consegue chegar ao “Topo” sozinho.

         No futebol tem regras, disputa, estratégias e sempre haverá um adversário, assim como na vida. Em ambos existe um tempo para que tudo aconteça, porém,com uma diferença, no futebol são apenas noventa minutos, as vezes, se tem a chance da prorrogação onde se define os resultados. Já na vida não se sabe o tempo, é indeterminado, porém os troféus e vitórias podem ir e vir de acordo com o desempenho no "gramado" da vida, não é mesmo? Já está conseguindo identificar a semelhança?

         Sei que muita gente não curte futebol, diz não entender e nem querem, fazendo criticas aqueles "bandos"(como dizem) de homens correndo em campo,rsrs. Mas e daí? daí que na vida é assim também, já parou pra pensar quantas vezes você se vestiu para correr em campo em busca da vitória? Sim, a vida é um futebol! Onde se tem o adversário que são os problemas e obstáculos enfrentados, e mesmo com todo o esquema tático, as grandes jogadas, o adversário está ali, marcando o tempo todo dificultando o gol. 

         A verdade que é precisa estar sempre preparado, conhecer o adversário, armar o meio campo, se atentar ao contra ataque e partir pra cima até chegar a grande área e fazer o tão esperado gol,  que é o objetivo.

         Ah! lembrando que a copa está acabando, e seria interessante levar para reflexão: como você está atuando em campo? Está realmente no jogo para fazer a diferença e trazer o troféu? Ou continua achando que não entende nada de futebol, mas entende que se não correr bem no "gramado da vida"pode dar zebra no placar?

Na vida e no futebol preciso ser mesmo um crack, e ainda assim, aos 45 minutos do segundo tempo, ao chutar a bola pro gol, ela poderá bater na trave, trazendo momentos de frustração, mas com uma diferença:"No futebol, o juiz apita e encerra-se a partida. Já na vida, ao ouvir o apito pode-se começar tudo de novo usando a mesma camisa, correr, suar,cair e levantar,  mudar o jogo, até conseguir virar o placar e ser vencedor para assim, erguer o tão sonhado troféu".



Vasti Morais - Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista, Pós graduada em Psicopedagogia pela Faculdade Campos Elíseos, capacitação em Prevenção DST/AIDS, cursando Pós em Sexologia(Educação, Saúde e Terapia Sexual) no Hospital Pérola Byington, em São  Paulo - Capital.


Desde 2016 ministra palestras e workshops sobre "sexualidade e seus derivados na adolescência" , para pais e alunos, em Ongs e Escolas públicas e privadas.

Jovem em Formação - Vasti Morais - Palestrante

(11) 9 9550-5780   |  Fale Com Vastipalestrante@hotmail.com


Faça seu comentário sobre esta matéria pelo Facebook - Grupo Blog do  Cláudio Lima




Nenhum comentário:

Postar um comentário