sábado, 16 de julho de 2016

Agentes de saúde do Paulista passam por orientações sobre DSTs

Foto:  Arquivo Google

 Os cerca de 600 Agentes Comunitários de Saúde do Paulista estão participando de oficinas de atualização sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). O trabalho está sendo ministrado por técnicos da Secretaria Estadual de Saúde. A iniciativa foi recomendada pelo Ministério da Saúde para que os ACS ampliem a bagagem de conhecimento e deflagrem campanhas de sensibilização sobre a importância da prevenção e cuidados com a saúde sexual.


Além das DSTS de modo geral, os especialistas enfatizaram com maior destaque a prevenção à Sífilis. A médica e coordenadora do controle da doença no Estado, Tânia Mesquita abordou assuntos como: índice da doença, controle, meios de transmissão e prevenção.


A sífilis é causada pela bactéria Treponema pallidium, a doença é adquirida em relações sexuais com portadores da bactéria e pelo contato com sangue contaminado. A gestante também pode transmitir o vírus para o bebê. O pré-natal é capaz de contornar. A grávida portadora da doença precisa realizar o tratamento nos primeiros três meses de gestação.


“Hoje estamos tendo a oportunidade de adquirir conhecimento para aplicar na comunidade no nosso dia-a-dia e, principalmente, orientar os jovens sobre a importância da prevenção”, destacou a ACS Gilza Araújo

.
De acordo com a coordenadora de DSTs, AIDS e Hepatites Virais do município, Guilhermina Bacalhau, os agentes disponibilizam preservativos quando fazem a visita nas casas e as pessoas também podem obter nos postos de saúde.


A expectativa é que todos os agentes de saúde do município passem por essa sensibilização, que ocorre no Teatro Paulo Freire, na Av. Floriano Peixoto, s/n, Centro, Paulista.

--
Att,
Dulce Melo
(81) 9831-7544
(81) 8166335

Nenhum comentário:

Postar um comentário