quarta-feira, 12 de outubro de 2016

O aborto do imptiman e os áureos tempos da Fepec

Após um período de 6 meses morando em São Paulo, eu havia retornado ao Estado de Pernambuco muito  desejoso de voltar a residir  e participar do movimento comunitário da cidade do Paulista,  quando caminhando pelas ruas do centro da cidade, deparei-me, com o meu amigo,  Ivan Pereira,  que comentou comigo que estava exercendo  o cargo de Presidente da Federação Paulistense  de  Entidades  Comunitárias  (Fepec)  e convidou-me para participar de uma reunião que aconteceria no auditório do Sindicato dos Tecelões de Paulista  e que na ocasião ele iria apresentar a proposta para que  eu assumisse o cargo de Diretor de Eventos da Fepec.



Ao chegar no local da reunião encontrei  um Advogado muito conhecido na nossa cidade, o Francisco Cartaxo,  e dezenas de lideranças comunitárias discutindo a possibilidade  do afastamento, através do  imptimam,  do Ivan Pereira,  do cargo de Presidente da Federação. pelo fato do mesmo   haver realizado oito viagens sozinho, à cidade de Brasília, em nome  da Fepec, e não ter relatado os motivos nem os assuntos tratados nestas viagens...


Percebendo a disposição da maioria das lideranças presentes e do Advogado Dr.  Francisco Cartaxo para o afastamento do Ivan do cargo de Presidente da Fepec,  vi cair por terra, a  possibilidade de assumir o cargo de Diretor de Eventos da entidade, daí, resolvi apresentar uma proposta alternativa e consensual que fosse politicamente correta para tentar “salvar” da guilhotina  a cabeça do meu amigo   Ivan, e manter viva a minha expectativa  de assumir  a Diretoria de eventos da Federação.



Ao solicitar a minha inscrição para fazer uso da palavra fui informado que havia 30 pessoas inscritas antes da minha vez, então, saí do local da reunião e me dirigir ao escritório do Sindicato dos Tecelões, no primeiro andar do prédio, e pedi permissão ao Secretario do sindicato, o José Mandu, para usar a máquina de escrever da entidade e redigi um manifesto que apresentei durante a minha falação com as assinaturas da maioria das lideranças  presentes propondo a realização do 1º  Conep–1º Congresso das entidades populares da cidade do Paulista, e neste congresso, alem de  discutir propostas para a união e o fortalecimento do movimento comunitário local, faríamos a eleição de uma  nova diretoria para a Fepec e portanto, o Ivan Pereira permaneceria no cargo até a   realização do  congresso,  pois seria muito desgastante para todos nós e enfraqueceria o movimento se aprovássemos o imptiman do Ivan Pereira, nesta  reunião...


Pelo fato de haver colhido no manifesto as assinaturas da maioria das lideranças presentes  concordando com a realização do congresso eles não tiveram  outra saída  e aprovaram a minha proposta,  e assim, contribui  para que a cabeça do meu amigo Ivan Pereira, não fosse guilhotinada,  e ao assumir a Diretoria de Eventos da Fepec, a entidade  teve seus tempos áureos, porque alem de atrair as lideranças dos partidos de esquerda  para participarem das atividades da Fepec, realizamos  grandes  e importantes  eventos, tais como o 3° Seminário sobre transportes da Região Metropolitana/norte, quando durante três  dias mais de 150 lideranças das cidades de Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Itapissuma e Itamaracá juntamente com técnicos e diretores da Emtu, da Femeb e os empresários dos transportes  coletivos que operam na região, puderam discutir os problemas  e as soluções para a melhoria dos transportes de passageiros da região.


 Escrito por Cláudio Lima


 Café com Claudinha – Recordações de 40  anos de militância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário